AUTOESTIMA: UM IMPORTANTE ALIADO PARA A SAÚDE – Por Greice Bellice

greice

Nada melhor do que começar 2018 falando de saúde, e para dar início ao nosso papo, vamos entender o significado de autoestima. Por definição, autoestima é a qualidade de quem se valoriza e se sente satisfeito com o seu modo de ser, demonstrando confiança em seus atos e julgamentos. Ter autoestima elevada pode melhorar nossa saúde, esta é a conclusão de pesquisa realizada e conduzida pela Universidade de Canterbury, na Nova Zelândia.
A modernidade exige muito de nós, o estresse, concorrência, dificuldades financeiras e/ou sociais minam nossa autoestima e aumentam a possibilidade de distúrbios. Segundo as pesquisas ter amor próprio e valorizar nossas qualidades oferece uma proteção efetiva sobre coração e sistema imunológico criando um ambiente favorável à saúde. Ao contrário, a baixa autoestima favorece o surgimento de doenças sendo a de maior destaque a depressão. A depressão é um distúrbio psicológico em que cerca de 19% da população está propensa em algum momento da vida, devido a fatores genéticos mas também sociais e pessoais sendo um dos gatilhos a baixa autoestima.
Você agora deve estar se perguntando…Como podemos melhorar a autoestima?
Segundo os autores desse estudo, precisamos nos focar em quatro pilares: a auto aceitação, autoconfiança, competência social e formar uma rede social.
Auto aceitação: é preciso estar satisfeito consigo mesmo, isso não quer dizer que devemos estabilizar, mas valorizar nossos pontos positivos e aprimorar os pontos falhos. Somos humanos e estamos em constante evolução.
Autoconfiança: confiar em nossas capacidades, valorizar nossas habilidades e trabalhar para aprimorá-las desenvolvendo a capacidade de suportar as dificuldades, tendo condições de se adaptar a má sorte ou as mudanças.
Competência social: vivemos em sociedade e precisamos aprender a estar com o outro, fazer contatos, lidar com terceiros, com as pessoas que convivem conosco regulando a proximidade e se sentir capaz de lidar com elas em situações difíceis sendo flexível em momentos adversos, respeitando o outro, mas principalmente respeitando seus próprios princípios.
Formar uma rede social: significa ter relação satisfatória com parceiro (a), família e amigos, enfim pessoas com quem se pode contar e estar disposto a ajudar. Estar entre pessoas que o amem, o respeitem e o valorizam como ser humano.
Quanto maior a nossa autoestima, mais alegria teremos pelo simples fato de ser, de despertar pela manhã, de viver dentro dos nossos próprios corpos. São essas as recompensas que a nossa autoconfiança e o nosso auto respeito nos oferecem.
Tenham um ótimo 2018 e valorizem-se sempre, se amem!!!

Esta matéria foi visualizada857 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *