A FEBRE AMARELA – Por Greice Bellice

Greice é enfermeira servidora do município
Greice é enfermeira servidora do município de Conselheiro Pena

A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida por mosquitos. A infecção pode ser categorizada de duas formas: febre amarela urbana, quando é transmitida pelo Aedes aegypti; ou febre amarela silvestre, quando transmitida pelo Haemagogus e Sabethe.
O número de casos vem crescendo de forma alarmante e chegando a estados que não tinham registro como Espírito Santo e São Paulo. Atualmente em Minas Gerais de dezembro até 30 de janeiro foram registradas 36 mortes em decorrência da febre amarela e nenhuma vítima havia sido vacinada. As vítimas, na grande maioria, são moradores ou pessoas que frequentam a zona rural, localidades com mata nativa.
Tendo em vista esse número crescente de casos em Minas Gerais e estados próximos, a vacina tem sido ofertada a todas as pessoas de 09 meses a 60 anos que ainda não receberam nenhuma dose. No caso de pessoas acima de 60 anos cada indivíduo deve ser avaliado por um profissional de saúde antes de receber a dose. A vacina é administrada em minas Gerais desde 1998, sendo que em algumas regiões várias campanhas foram realizadas. A vacina contra a febre amarela a partir de 2018 passou a ser dose única, não havendo necessidade de repetidas doses.
O macaco também é vítima do mosquito que transmite a doença e servem como um “alarme” que notifica a existência da doença na região. Matar os macacos apenas aumenta o risco de transmissão da doença e a dificuldade em identifica-la. Caso o animal seja encontrado morto a Secretaria de Saúde deverá ser informada para que medidas cabíveis sejam tomadas e a investigação epidemiológica aconteça.
Em todos os Postos de Saúde as doses da vacina estão sendo disponibilizadas para quem nunca recebeu a vacina, sempre foram administradas a dose recomendada da vacina, nunca a fracionada em Minas. Se você tem dúvidas compareça com o cartão de vacinas ou na falta deste, com documento de identificação para consultarmos no sistema.
A melhor forma de prevenir a Febre Amarela é através da vacina.

Esta matéria foi visualizada937 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *