O QUE É SAÚDE ? Por Greice Bellice

Greice é enfermeira servidora do município
Greice é enfermeira servidora do município

Todos nós, seja da forma correta ou não, buscamos ter saúde. Mas você parou para se perguntar o que é saúde? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Com essa definição percebemos que saúde é algo dificilmente alcançável, temos inúmeros contratempos na vida que nos leva a momentos de tristeza, ansiedade e até mesmo alguns sintomas físicos, ou seja, se formos considerar esse conceito passamos grande parte do tempo “doentes”.
No entanto, a saúde atualmente vem sendo visto de maneira mais global, como um “total bem-estar”, que pode ser alcançado não só através do tratamento de doenças, buscamos qualidade de vida. A qualidade de vida existe não apenas na ausência da doença, mas na forma como lidamos com ela. Por exemplo, uma pessoa com depressão tem uma doença, no entanto tem saúde se conseguir equilibrar o tratamento com suas atividades diárias sem prejuízo das partes, pode atingir o equilíbrio e o “total bem-estar”.
Buscando alertar as pessoas sobre a importância do tema, em 1948 em Assembleia Mundial da Saúde foi estabelecido o dia 07 de abril como o Dia Mundial da Saúde. Essa data tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Para tanto o tema a ser discutido esse ano é “Saúde para Todos”.
Vamos refletir mais um pouco sobre esse tema… em nosso país todos tem realmente direito à saúde? Garanto que pensaram em uma reposta negativa e que a responsabilidade é do governo. Sim! Estão certos, mas a responsabilidade de ter saúde não compete apenas ao governo, inicia-se por nós mesmos, com as opções de vida que tomamos. Estamos consumindo alimentos saudáveis? Evitando o cigarro, bebidas alcoólicas, praticando exercícios físico, dormindo 8 horas por noite, seguindo as recomendações dos profissionais de saúde que nos atendem?
Nesse caso, caro leitor, acredito que a resposta de muitos foi negativa… cobramos muito dos governantes, e temos mesmo que fazê-lo, no entanto ter saúde compete principalmente a cada indivíduo e as escolhas que ele faz ao longo da vida.
O segredo de uma vida saudável, ou seja, com “total bem-estar” é nossa responsabilidade. Difícil tarefa, não? Conciliar tratamento, responsabilidades, expectativas e atingir o “bem-estar”. Cabe a nós refletir sobre o que nos faz bem hoje e o que não irá trazer consequências negativas no futuro. Cuidemos melhor do nosso corpo, nossa mente e nosso espírito se desejamos um futuro saudável.

Esta matéria foi visualizada714 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *