CÂNCER DO COLO DE ÚTERO – Por Dr. Luis Eduardo

dr luis

O Câncer de Colo de Útero é uma lesão invasiva intrauterina ocasionada principalmente pelo HPV, o “Papilomavírus humano”. Este pode se manifestar através de verrugas na mucosa da vagina, do pênis, do ânus, da laringe e do esôfago. É uma doença demorada, podendo levar de 10 a 20 anos para o seu desenvolvimento. Afeta em sua maioria mulheres entre 40 e 60 anos de idade.
alguns riscos favorecem o aparecimento dessa doença:
Sexo desprotegido com múltiplos parceiros;
Histórico de DSTs (HPV);
Tabagismo;
Idade precoce da primeira relação sexual;
Multiparidade (Várias gravidezes).
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de colo de útero é o segundo tumor mais frequente entre as mulheres, perdendo apenas para o câncer de mama.
Ao contrário do que se acredita, a endometriose e a genética não possuem relação com o surgimento desse câncer. Mas o Câncer de Colo de Útero, caso não tratado, pode evoluir para uma doença mais severa, o Carcinoma invasor do colo uterino.

Os principais sintomas são:
Corrimento persistente de coloração amarelada ou rosa e com odor forte; sangramento após o ato sexual; dor pélvica.
Não deixe de usar preservativo em suas relações sexuais e de visitar seu ginecologista periodicamente para a realização dos exames de rotina, como o exame preventivo (Papanicolau). Simples atitudes como estas podem prevenir sua saúde contra o câncer de colo de útero.

Esta matéria foi visualizada1.674 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *