PROBLEMAS CARDÍACOS E GENGIVITE – Por Dr. Christian Soares e Samara Ribeiro

christiansmara

Existe alguma ligação entre gengivite e problemas cardíacos?
Em geral, os dados indicam que a gengivite crônica pode contribuir para o desenvolvimento de problemas cardíacos.
Como isso acontece?
A gengivite é uma infecção bacteriana que pode ter efeitos à distância da sua boca. Com relação a problemas cardíacos, há uma teoria que diz que a gengivite permite às bactérias entrarem na corrente sangüínea e aderirem aos depósitos de gordura existentes nos vasos do coração. Isto pode causar coágulos e provocar um problema cardíaco.
O relatório do Ministério da Saúde dos Estados Unidos sobre saúde bucal afirma que a saúde bucal é parte integrante da saúde geral. Por isso, escove os dentes, use fio dental e enxaguatório bucal e vá ao dentista regularmente.
Com relação à saúde bucal, existem recomendações especiais para quem tem problemas cardíacos?
Para uma perfeita saúde bucal, você deve:
· Manter sua boca saudável. Isto é, escovar os dentes, usar fio dental diariamente e consultar o dentista regularmente;
· Informe seu dentista a respeito de seu problema de saúde geral;
· Siga com cuidado as instruções do dentista e de seu médico e use os medicamentos – como antibióticos, por exemplo – de acordo com as indicações.
Os procedimentos dentários oferecem algum risco a quem tem problemas do coração?
Se você tiver certos problemas cardíacos, existe a possibilidade de você desenvolver uma endocardite bacteriana , uma infecção do revestimento interno do coração ou das válvulas. Um sangramento na boca pode permitir que certas bactérias bucais entrem no sistema sangüíneo e atinjam as válvulas ou tecidos que foram enfraquecidos por um problema cardíaco préexistente. Nesses casos, a infeção pode danificar ou mesmo destruir as válvulas e os tecidos do coração.
Há precauções que você deve tomar se estiver enquadrado em algum dos itens abaixo:
· Válvulas artificiais; · Histórico de endocardite;· Defeitos cardíacos congênitos;· Válvulas cardíacas danificadas por problemas como,por exemplo, febre reumática;· Prolapso da válvula mitral com sopro; e · Miocardiopatia hipertrófica.
Não deixe de conversar com seu dentista sobre qualquer problema cardíaco que estiver sentindo e os medicamentos que está tomando. Ele anotará essas informações em seu prontuário e tomará decisões sobre o seu tratamento dentário em conjunto com o seu médico.

Referências Bibliográficas 1. Emingil G, Budunely E, Aliyen A, Akilli A, Atila G. Association between periodontal disease and acute myocardial infarction. J Periodontol (Chicago) Dec 2000; 71(12): 1882-6. 2. Persson GR, Ohlson O, Petterson T, Renvert S. Chronic periodontites, a significant relationship with acute myocardial infarction. Eur Heart J (Kristiansstad) Oct 2003; 2109-15. 3. Beck JD, Pankow J, Tyroler HA, Offenbach S. Dental infections and atherosclerosis. Part 2. Am Heart J (Saint Louis) Nov 1999; 138 (5) : 528–33.
4. Colgate para Profissionais http://www.colgateprofissional.com.br/pacientes/Problemas-cardiacos-e-gengivite/artigo

coraçao

Esta matéria foi visualizada1.006 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *