VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA ENVELHECER? – Por Greice Bellice

Greice é enfermeira servidora do município

Desde o momento em que nascemos estamos passando pelo processo de “envelhecimento”. Por que isso nos assusta tanto? O que nos espera no futuro? Serei um idoso saudável? Terei Alzheimer? Terminarei meus dias em cima de uma cama?
Atualmente no Brasil são estimados 29,6 milhões de pessoas idosas, em Conselheiro Pena 3.192, cerca de 14% da população. Entender as limitações que a idade impõe nos leva a pensar em políticas públicas e atitudes em prol dessa faixa etária da população que tende a aumentar cada vez mais. Não basta pensar apenas em médicos e medicamentos, mas em pequenas atitudes como retirar tapetes das portas que possam provocar um acidente ou iluminar melhor os ambientes. Quando pensamos em idosos imaginamos pessoas doentes, com capacidade diminuída, mas diferente disso temos muitos em plena condição física e mental, capazes das mais diferentes funções.
O processo de envelhecimento não se dá igualmente para todos, existem fatores como condições de vida, condições físicas, emocionais, acesso aos bens e serviços, cobertura da rede de proteção e as condições de atendimento social que fazem com que o envelhecimento aconteça de forma diferente entre as pessoas.
As perspectivas de um envelhecimento digno ainda são limitadas diante da predominância de uma insistente abordagem de infantilização e tratamento do idoso como carente e frágil. Esse sentimento de vitimização enfraquece sua autonomia e as possibilidades do idoso se assumir como sujeito de seus atos.
A longevidade, com qualidade de vida, apresenta-se como um fenômeno desafiador nos dias de hoje. Esses desafios são amplos e diversos, exigindo uma atualização da compreensão sobre o processo de envelhecer. Portanto devemos valorizar o idoso e nos preparar da melhor forma para chegar lá com saúde.

Esta matéria foi visualizada1.187 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *