A Mensagem da Cruz Loucura para os que se perdem; poder de Deus para os que são salvos!- Por Rev. Wellington Ricardo

Rev. Wellington Ricardo – Pastor da Igreja Presbiteriana Simonton Conselheiro Pena

“Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus. Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos. Onde está o sábio? Onde, o Escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo? Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprove a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação. Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens”. (I Co 1.18-25).
Essa passagem da Palavra de Deus, como destacado em negrito, traz a palavra loucura por cinco vezes. O apóstolo Paulo assim o faz, com o propósito de mostrar que a Cruz de Cristo Jesus ocupa um lugar central na proclamação do Evangelho. Ele mostra que os grupos que existiam dentro da igreja olharam para a cruz em três visões diferentes: 1º – Para os judeus era um escândalo – Um Deus que morre numa cruz – Eles buscavam sinais; milagres; maravilhas, como a grande maioria faz hoje em dia, vivem correndo atrás destas coisas. 2º – Para os gentios (gregos) era loucura – Que falta de sabedoria – do grego sofia (sofia). Estes eram apegados à arte da filosofia de Sócrates, Platão e Aristóteles que não os levou ao conhecimento de Deus. 3º – Porém Paulo diz: mas para os que foram chamados (salvos), tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus – I Co 1.23-24.
Charles Hodge (Teólogo Norte-Americano e Pastor Presbiteriano) menciona quatro razões por que Paulo considerou nula a sabedoria humana como instrumento de salvação: 1) Deus deu o Seu veredicto de que a sabedoria humana não passa de tolice (I Co 1.19-20); 2) A experiência provou a insuficiência da sabedoria humana para conduzir as pessoas ao conhecimento de Deus (I Co 1.21); 3) Deus estabeleceu o evangelho para ser o grande instrumento da salvação (I Co 1.21-25); 4) A experiência dos coríntios revelou que a sabedoria humana não pôde conduzi-los à salvação nem lhes dar certeza dela.
Diante desta realidade, Paulo nos diz que alguns creram na mensagem da Cruz, estes experimentaram o “poder de Deus e a sabedoria de Deus”, revelada na pessoa bendita de Cristo Jesus na Cruz do Calvário (I Co 1.24-25). Desta forma Paulo instrui aqueles que estão correndo atrás de milagres, que Jesus é o maior milagre de Deus a humanidade. Por outro lado, ensina aqueles que estão buscando sabedoria humana, que Jesus é a sabedoria de Deus, como diz Paulo em Colossenses 2.3 – “Nele (Jesus) estão escondidos todos os tesouros da sabedoria”.
Dito tudo isto, chego agora no ponto principal deste escrito. A conversão a Cristo Jesus para muitos é um ato de loucura. O que para muitos hoje é um completo desatino, pode se transformar na coisa mais transformadora e revolucionária de sua vida. Conversão a Cristo parece loucura aos olhos do descrente, mas diante de Deus é sabedoria. “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus” (I Co 1.18).
A morte de Cristo na cruz é loucura. O Filho de Deus, o mais perfeito dos homens, que viveu entre nós fazendo o bem, manifestando a realidade de um Deus vivo, tornou-se odioso aos olhos da comunidade a quem serviu e foi crucificado como um malfeitor. A cruz é lugar de paradoxos e contradições, de insanidade e loucura. Porém, pare e pense muito nisso: “aprouve a Deus salvar os que creem, pela loucura da pregação” (I Co 1.21).

Esta matéria foi visualizada5.630 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *