A CÁRIE É CONTAGIOSA? – Por Dra. Fátima Zambon

dra. Maria de Fátima Zambom Souza – Cirurgiã Dentista – Especialista em Odontopediatria

É comum colocar no consumo de doces a culpa pelo surgimento de cáries nos dentes. Mas o que nem todo mundo sabe é que o açúcar não é o grande vilão deste problema. As cáries podem ser transmitidas de pessoa a pessoa, como ocorre com gripes e resfriados.
As cáries são causadas, principalmente, por bactérias que aderem aos dentes e se alimentam das partículas que sobraram da sua última refeição. Um dos subprodutos criados por elas é um ácido que provoca a degeneração dentária. Assim como o vírus da gripe é contagioso, as bactérias causadoras dessas cáries também o são. E os mais vulneráveis a elas são as crianças. Estudos comprovam que é comum entre os pequenos o surgimento de cáries provocadas por bactérias que estavam no boca de pessoas próximas. O exemplo mais comum são os casos em que as mães decidem provar a comida dos filhos para verificar se o alimento não está quente demais. A transmissão também pode ocorrer entre casais. “Uma vez, uma paciente de aproximadamente 40 anos, que nunca havia tido uma única cárie, apareceu com duas cáries de uma vez, já começando a desenvolver uma gengivite” A paciente havia começado a namorar um rapaz que não ia ao dentista havia 18 anos e sofria de gengivite.
Para diminuir o risco de contração de cáries, recomendo o uso frequente de fio dental e bastante escovação, além de chicletes isentos de açúcar, pois estimulam a salivação, limpando as placas e as bactérias.

Esta matéria foi visualizada1.375 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *