DOR DE DENTE: O QUE FAZER QUANDO NÃO POSSO IR AO DENTISTA IMEDIATAMENTE? – Por Dra. Fátima Zambon

dra. Maria de Fátima Zambom Souza – Cirurgiã Dentista – Especialista em Odontopediatria

Qual é o melhor remédio para dor dente? Antes de dar a resposta imagine a seguinte situação. Um belo dia, trabalhando, você sentiu uma pequena dor de dente. Na hora você não deu importância e continuou seus afazeres. Daí a cena voltou a se repetir, mas em um feriadão prolongado que você está curtindo na praia. E agora, como curar a dor de dente imediatamente? Isso pode acontecer com qualquer um e, terá que tentar dar conta da situação até a hora da consulta. Você sabe o que fazer?

ENTENDENDO AS CAUSAS DA DOR DE DENTE

A dor sempre indica que algo está errado com o corpo. E claro que em um momento de dor, o que logo se quer é resolver o problema, contudo, é importante lembrar que nenhuma medida substitui a consulta com um profissional e deixar de procurá-lo, mesmo se a dor passar, pode ser um problema mais tarde. As causas da dor de dente pode ter diferentes motivos.

O QUE FAZER PARA O DENTE PARAR DE DOER QUANDO NÃO POSSO IR AO DENTISTA?

Caso não exista a possibilidade de você ir ao dentista imediatamente, a primeira medida indicada é o bochecho com água morna e sal, pois a infecção dentária é uma das causas mais comuns. O sal funciona como agente para eliminar a infecção e o calor da água morna irá drenar os fluídos desta infecção, além de acalmar o tecido inflamado.
Chupar uma pedra de gelo ou fazer uma compressa de bolsa fria na bochecha também pode trazer um alívio de dor de dente. O gelo reduz o fluxo sanguíneo na região e ajuda no desinchar. Caso a dor seja decorrente da exposição da raíz pela retração, pode-se cobrir a área exposta até chegar ao seu dentista. Isso impede que agentes externos como o frio e o calor cheguem ao dente.

REMÉDIOS CASEIROS PARA ALÍVIO DA DOR DE DENTE

Você pode colocar a mão na massa e usar algumas soluções caseiras para aliviar a dor de dente.
Alho: O alimento tem propriedades medicinais que podem reduzir a dor imediatamente, além de conter ação bactericida.
Própolis: Costuma ser uma opção para dor de dente, pois tem uma poderosa ação anti-inflamatória e não possui contraindicação. Também possui ação bactericida.
Cravo da índia: Rico em substância analgésica, é uma das escolhas mais simples para diminuir a dor. Basta mascar o cravo, tomar chá de cravo ou aplicar óleo de cravo no local do desconforto, mas tendo o cuidado de não deixar em contato por muito tempo com a mucosa, para evitar possíveis queimaduras.

NÃO USE REMÉDIOS FARMACÊUTICOS

O uso em uma dose inadequada ou a substância incorreta pode ser muito mais prejudicial à saúde do que a própria dor de dente. O quadro de infecção pode se agravar ainda mais com o uso de anti-inflamatório sem associação adequada com um antibiótico.

PREVENÇÃO É A MELHOR OPÇÃO

Mesmo que depois a dor alivie, não deixe de consultar seu dentista para saber o que está acontecendo e buscar o tratamento adequado. Quanto maior a demora para procurar o dentista para um tratamento definitivo, mais o problema se agravará. A cura definitiva quem fará é o seu dentista.

Esta matéria foi visualizada1.635 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *