CURIOSIDADES SOBRE ODONTOLOGIA – Por Dra. Fátima Zambom

dra. Maria de Fátima Zambom Souza – Cirurgiã Dentista – Especialista em Odontopediatria

Vou relatar este mês algumas curiosidades. Diariamente algum paciente me faz um desses questionamentos, achei interessante compartilhar.
Se você que está lendo essa matéria e quiser perguntar algo nos mande e-mail ou WhatsApp, ficaremos felizes em responder. ([email protected] ou 33 3261-4008)
1. Dentes NÃO são considerados ossos.
2. É importante trocar a escova de dente após uma gripe, resfriado, garganta inflamada, a fim de diminuir o risco de nova infecção por meio dos germes que aderem ás cerdas.
3. Os dentes começam a se formar antes ainda de nascermos, por isso importante o Bebê vir ao dentista na barriga da mamãe.
4. Sisos são chamados “dentes do juízo” porque nascem quando você está ficando mais velho e criando juízo.
5. A cárie dentária é a segunda doença mais comum, perdendo apenas para o resfriado.
6. Visitar o dentista pelo menos 2 vezes ao ano é importante para uma boa saúde bucal.
7. É higiênico lavar as mãos antes de iniciar a escovação dos dentes.
8. Faça bochecho com água antes de iniciar a escovação a fim de que os resíduos maiores não grudem nas cerdas da escova.
9. A escova de dente deve ser trocada assim que as cerdas começarem a se abrir, o que limpa o dente é a ponta da cerda, se elas começam a se abrir deixam de limpar os dentes e passam a machucar a gengiva.

10.“Odontologia intra uterina” são os cuidados odontológicos com as doenças bucais da gestante e as orientações em relação ao seu bebê neste momento e logo após o nascimento.
11.O que vai limpar os dentes é a ação mecânica da escova e do fio dental sobre a superfície dental.
12.Só deve usar pasta de dente para dentes sensíveis pessoas que possuem dentes sensíveis. Pessoas com gengivas sensíveis devem usar fio dental mesmo.
13.Antibióticos NÃO causam cáries e nem enfraquecem os dentes, no máximo podem deixar o dente manchado. Existe um único antibiótico que poderia causar algum “problema”, e hoje os médicos já sabem do problema e raramente é prescrito. Esse antibiótico só causará “problemas” quando utilizada no período em que os dentes estão sendo formados e pode induzir a formação de manchas de coloração marrom-acinzentada na estrutura dentária. Só.
O resto não é responsabilidade do coitado do antibiótico.

Esta matéria foi visualizada1.454 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *