MORREU HOJE ANTÔNIO DJALMA BASTOS – EX-PREFEITO DE CONSELHEIRO PENA

Conselheiro Pena – Faleceu hoje, 19/04, o ex-prefeito e produtor rural Antônio Djalma Bastos.,

O Sr. Djalma, era viúvo de D. Ilca, com família composta dos filhos: Eduardo, Marilúcia, Denise, Leonardo e Marcelo. Tinha 97 anos.

Velório na Casa de Velório Lajão, e sepultamento amanhã 9h00min do dia 24/04,no cemitério Monte Nebu em Conselheiro Pena.

ANTONIO DJALMA BASTOS -BIOGRAFIA

Antônio Djalma Bastos, conhecido como Djalma Bastos, nasceu no dia 06 de outubro de 1.921, em Caetité, Bahia. Junto com a família, ainda menino, mudou-se para Vitória da Conquista, onde fez o curso ginasial, destacando-se com brilho e dedicação, logo após transferindo-se para Belo Horizonte, com o objetivo de continuar seus estudos.

Na capital, por méritos e esforços, tornou-se bancário, trabalho que naqueles tempos não era tão gratificante, e muito árduo. Quatro anos mais tardes, desistiu de continuar os estudos, em virtude do excesso de serviços no banco, desanimado, acabou parando definitivamente.

Em 1946, o destino novamente, muda seu rumo, e ele volta à Bahia, precisamente na cidade de Macarani, tornando-se servidor público estadual. Com vistas no futuro, e sempre empreendedor, montou uma farmácia, que com tempo, rendeu-lhe a independência que sempre sonhou.

No feriado de carnaval, de 1951, Djalma Bastos conheceu Conselheiro Pena, para visitar seu irmão, Luiz Gonzaga Bastos, que já tinha se estabelecido aqui, desde 1.948. Chegando, apaixonou-se pela cidade, bem como por D. Ilca, em que flechado pelo cupido, iniciou o namoro que em sua quinta vinda a Conselheiro Pena, foi finalizada com o Casamento com D. Ilca  Desta união, nasceram cinco filhos, que hoje ilustres Conselheiros Penenses, fazem parte da realização do Senhor Djalma Bastos: Leonardo, Marilúcia, Denise, Eduardo e Marcelo.

Em 1958, em atendimento ao insistente pedido do irmão Luiz Gonzaga e do Sogro, Altivo Saturnino Pereira, Djalma Bastos, mudou-se para Conselheiro Pena. Envolvido rapidamente pela política, tornou-se amigo do Dr. Sebastião Anastácio de Paula, que era o chefe pessedista da política na época. Em 1962, por intermédio Dr. Sebastião, e no final do mandato de José Laviola Matos, Antônio Djalma Bastos é eleito prefeito de Conselheiro Pena, pelo PSD, atuando no mandato de 1963 a 1967, onde com desenvoltura, zelo e organização fez um dos melhores mandatos da história de Nossa cidade. Em seu mandato, foi construído o Prédio da Prefeitura /Câmara Municipal.

Antônio Djlama Bastos, além da brilhante carreira política, foi funcionário da extinta Minas Caixa por 19 anos, por duas décadas, participou ativamente na administração da Escola Cenista Tiradentes, onde também exerceu o cargo de Presidente.

Esta matéria foi visualizada4.885 vezes

3 comentários em “MORREU HOJE ANTÔNIO DJALMA BASTOS – EX-PREFEITO DE CONSELHEIRO PENA

  • 19 de abril de 2019 em 17:30
    Permalink

    Meus sentimentos.

    Resposta
  • 20 de abril de 2019 em 11:49
    Permalink

    Conselheiro Perde uma de suas maiores referências morais. Homem probo e muito dedicado à sociedade em que fez parte durante tantos anos. Que Deus conforte a todos os seus familiares e amigos.

    Resposta
  • 21 de abril de 2019 em 01:16
    Permalink

    Sr: Djalma grande homem, deixou um legado a ser seguido.Bom caráter e muito intrego.Deus conforte toda sua família e saiba que deixou história de vida muito honrada para cidade Conselheiro Pena.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *