O INVERNO PODE AFETAR A SAÚDE BUCAL CAUSANDO DOR DE DENTE – Por Dra. Fátima Zambon

dra. Maria de Fátima Zambom Souza – Cirurgiã Dentista – Especialista em Odontopediatria

No inverno, deve-se redobrar a atenção e os cuidados com os dentes, pois devido às mudanças climáticas, a sensibilidade na arcada dentária é maior, podendo surgir, assim, dores nos dentes com muita frequência.
Devido às temperaturas mais baixas, as pessoas podem ficar mais gripadas e resfriadas e, muitas das vezes, a sinusite pode se manifestar, ocorrendo dores e incômodos frequentes nos dentes superiores e só melhorando com tratamentos específicos receitados por um profissional, onde após o desaparecimento da causa, as dores dos dentes também, certamente, irão embora.
Um bom conselho é fazer uso de escovas macias e, além disso, a escovação dos dentes deve ser feita sem muita força. É preciso também fazer uso de um creme dental específico para amenizar a sensibilidade e, também, evitar alimentos ácidos como laranja, limão, abacaxi, kiwi, morango e algumas outras frutas, vinhos, refrigerantes, sucos, produtos industrializados e condimentos em geral.
Após cada refeição, é necessário aguardar um tempo de 30 minutos, mais ou menos, e depois realizar a escovação dos dentes para que o ácido seja neutralizado e o cálcio que se encontra dissolvido na saliva volte a se prender ao esmalte, evitando assim a erosão dos dentes.
O ar frio também pode desencadear a dor de dente, ao qual, muitas das vezes, descobre-se cáries ou traumas. As pessoas que respiram grande parte do tempo apenas pela boca e as que já possuem sensibilidade, a frequência de sensação de dor na polpa do dente (canal) devido ao resfriamento do clima são maiores, sendo necessário o tratamento específico em um consultório odontológico para o dentista checar o grau do problema e realizar o tratamento necessário.
Hoje em dia, com a tecnologia avançada já existente, há aparelhos e tratamentos específicos eficazes que, com pouco tempo, o tratamento pode ser concluído com sucesso. Para tudo isso acontecer, os consultórios odontológicos devem estar com equipamentos atuais às modernidades do mercado e os dentistas devem sempre buscar novidades no setor para trazer aos seus consultórios, frequentando palestras, cursos, eventos e convenções, para que no dia a dia consiga realizar todos os procedimentos necessários da melhor forma possível.

*****As matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do site.

Esta matéria foi visualizada1.141 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *