MESÁRIO DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2016- MUITA CONFUSÃO E TUMULTO NO TREINAMENTO EM CONSELHEIRO PENA

foto: divulgação/internet
foto: divulgação/internet

Os mesários nas Eleições Municipais de 2016 têm importante papel no bom andamento do processo de votação e oferecem sua parcela de contribuição à democracia brasileira.  Para as eleições deste ano, assim como em eleições anteriores, os cidadãos que atuarão como mesários no pleito receberam treinamento específico da Justiça Eleitoral para que possam solucionar eventuais dúvidas ou questionamentos que venham a surgir no dia da votação, dentro de sua alçada de atribuições.

Convocados para o treinamento em Conselheiro Pena, os mesários de da comarca, se viram em uma grande confusão, quando todos eles se reuniram, no forum local, num grande tumulto, pois além de não caberem todos, muitos saíram sem o treinamento. Os mesários se aglomeravam na porta do forum, nas escadarias que dá acesso a sala do juri. Muitos só assinaram a presença e pegaram o livreto e foram embora.

Treinamento

O Grupo de Trabalho Mesários, composto por integrantes do TSE e dos tribunais regionais eleitorais (TREs), é o responsável pela definição das estratégias de capacitação e pela preparação de todo o material didático a ser utilizado no treinamento: o Manual do Mesário, o vídeo de treinamento, folders

O Manual do Mesário, por exemplo, traz todas as informações que os mesários precisarão no dia da eleição. Além do Manual do Mesário em duas versões – para a votação em zonas eleitorais com e sem a identificação biométrica do eleitor –, também foram preparados quatro folders informativos. O primeiro folder é uma novidade: ele esclarece aos empregadores sobre os dois dias de folga a que os mesários têm direito, como uma compensação do trabalho no dia da eleição, conforme previsto na legislação. O segundo busca informar os juízes eleitorais sobre o funcionamento das seções eleitorais, com os principais acontecimentos do dia da eleição, quais os procedimentos de que ele faz parte e em quais momentos os mesários precisam do seu apoio. O terceiro folder informa os mesários sobre os procedimentos para atender aos eleitores que justificarem o não comparecimento ao seu domicílio eleitoral. E, por fim, o quarto folder orienta a ação dos fiscais dos partidos e coligações que acompanharão a votação nas seções.

Por David Luvinstain – Com informações do site do TRE-MG

Esta matéria foi visualizada2.641 vezes

Um comentário em “MESÁRIO DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2016- MUITA CONFUSÃO E TUMULTO NO TREINAMENTO EM CONSELHEIRO PENA

  • 31 de agosto de 2016 em 07:24
    Permalink

    Como sempre o povo de CP pagando mico,isso e realidade de nossa cidade

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *