PERIODONTITE CAUSA PERDA DOS DENTES – Por Dra. Fátima Zambon

O sorriso é o clássico cartão de visitas, por isso a falta de dentes pode interferir na vida social e na saúde de muitas pessoas. A queda dos dentes pode ter a periodontite, uma doença inflamatória e infecciosa da gengiva que ocorre pelo excesso de tártaro e placa bacteriana, que invadem o espaço entre o dente e o osso e enfraquece o dente como causa.
Segundo o IBGE, 39 milhões de pessoas usam prótese dentárias no Brasil. Para dar orientações sobre como ter uma boa higiene bucal e opções de tratamentos e prevenção de doenças, farei um post no próximo mês.
Os benefícios de uma boa saúde bucal vai além dos dentes. Se a boca está saudável, o indivíduo mastiga bem, se alimenta melhor, tem mais facilidade para a digestão, respira melhor e dorme bem. A vergonha de sorrir afeta a autoestima e provoca insegurança. Entre os fatores que interferem no sorriso estão: Mau hálito,Periodontite, Gengivite, Dentes desalinhados, Cárie, Excesso de gengiva, Ausência de dentes, Dentes amarelados, Dentes quebrados/lascados
Periodontite e gengivite
Em apenas 1ml de saliva tem 150 milhões de bactérias. Quando não há uma boa higiene bucal, podem surgir doenças e a proliferação das bactérias ruins, que causam a cárie, periodontite e gengivite. Uma boa higiene bucal previne 95% os problemas odontológicos.
A periodontite é uma inflamação do periodonto, conjunto de tecidos que estão ao redor do dente – gengiva e fibras – responsável pela fixação do dente. Ocorre pelo excesso de tártaro e placa bacteriana, que invadem o espaço entre o dente e o osso e enfraquece o dente. Os sintomas iniciais são: sangramento gengival, mau hálito, dificuldade de higienização. Os sintomas da doença mais avançada: os dentes mudam de posição, aparecem espaços entre os dentes, amolecimento e até perda dos dentes.
Os sintomas iniciais são: sangramento gengival, mau hálito, dificuldade de higienização. Os sintomas da doença mais avançada: os dentes mudam de posição, aparecem espaços entre os dentes, amolecimento e até perda dos dentes.
Por que os dentes caem?
A queda dos dentes podem ser causadas por diferentes motivos, como um cisto, tumores que acometem os ossos que suportam os dentes, traumas, periodontite, agressão ou cárie não tratada ou mal conduzida. A perda de um só dente desequilibra todo o sistema bucal porque outros dentes terão que compensar a perda. Como consequência cria-se espaços entre os dentes, desníveis que afetam a mastigação. As opções para corrigir a ausência dos dentes são várias e atendem a todos os bolsos.
Quando se repõe os dentes com uma prótese fixa, a eficiência da mastigação retorna 95%, com as pontes móveis em 70% e com as dentaduras só 30%. Os implantes são próteses que substituem as raízes para dentes artificiais serem colocados em cima.
Para evitar problemas e ter uma boa higiene bucal, a orientação é a limpeza bucal diária feita com fio dental, escovas de dentes e creme dental, além de procurar um dentista regularmente.

***Este texto é de inteira responsabilidade de sua autora e não representa necessariamente a opinião do Notícias no Leste.

Esta matéria foi visualizada1.239 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *