ESCOLA ESTADUAL MARIA GUILHERMINA DE CONSELHEIRO PENA É DESTAQUE NA OBMEP 2019

Conselheiro Pena – A  E.E. Maria Guilhermina Pena recebeu mais duas medalhas da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas ( OBMEP ).

Foram as medalhistas da edição 2019, NATHALIA MIRANDA DA ROCHA SILVA – 9º ano Verde – Nível 2 – Prata e ELIANE CRISTINA MIGUEL LIMA – 9º ano verde – Nível 2 – Bronze, ambas alunas do professor de Matemática , Arthur França de Carvalho

Apesar de não serem contemplados com medalha, 05 outros alunos da escola receberam  MENÇÃO HONROSA , que compõe os melhores resultados do Estado de Minas Gerais: Edu Camargo, Reuel, Judah e Eduarda Franco, todos alunos do professor Arthur  e ainda  Ian Camargo –  aluno da Professora Jaqueline Sanches Saraiva.

Essa é realmente uma conquista importante dentro de uma competição nacional que contou, na sua primeira fase, com aproximadamente 18 milhões de candidatos.

A OBMEP enviará  carta-convite aos alunos medalhistas para participarem  do Programa de Iniciação Científica (PIC). O PIC é um programa que coloca os alunos em contato com os aspectos da Matemática que não são vistos em sala de aula, ampliando o conhecimento científico e preparando para um futuro desempenho profissional e acadêmico. No programa haverá encontros presenciais e estudos online. Para participar do PIC os alunos receberão auxílio material didático.

A partir do PIC muitos alunos mudam suas perspectivas de futuro: no contato com professores orientadores e Universidades aprendem mais Matemática, percebem que podem seguir carreiras científicas ou tecnológicas e descobrem os caminhos que levam a essas fascinantes carreiras, tão importantes para eles e para o desenvolvimento do nosso país. Para muitos(as) alunos(as), o PIC é a oportunidade certa dada na hora certa.

Através de uma gestão democrática e eficiente ,construir uma educação pública de qualidade para todos é o nosso grande desafio , pois acreditamos que as desigualdades sociais  tão relevantes no nosso país só poderão ser reduzidas através da educação.

Segundo a diretora da Escola Silvia Brasil Malaquias, “Creditamos o sucesso da nossa escola  ao trabalho brilhante de todos os professores dos anos iniciais e finais , alunos , equipe pedagógica e demais funcionários da escola  que tanto empenham na construção de uma educação de qualidade. Agradecemos a nossa comunidade escolar que sempre nos é solícita e tanto colabora para que tudo isso aconteça na nossa escola”, finalizou.

O QUE É A OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:

– Estimular e promover o estudo da Matemática;

– Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;

– Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;

– Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;

– Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;

– Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2018, mais de 18 milhões de alunos de participaram da olimpíada.

fonte e foto: Escola Estadual Maria Guilhermina Pena

Comentários

Comentários

Esta matéria foi visualizada2.812 vezes

3 comentários em “ESCOLA ESTADUAL MARIA GUILHERMINA DE CONSELHEIRO PENA É DESTAQUE NA OBMEP 2019

  • 9 de dezembro de 2019 em 21:26
    Permalink

    Parabéns Nathália , Eliane e aos seus professores e demais alunos pela grande conquista na OBMEP 2019 . Parabéns Escola Maria Guilhermina Pena.

    Resposta
  • 13 de dezembro de 2019 em 06:25
    Permalink

    Minha escola de primário . Parabéns aos alunos e aos professores. Era saudade

    Resposta
  • 15 de dezembro de 2019 em 06:27
    Permalink

    Escola é isso, promove o bom aprendizado e professores comprometido com o ensino abre os caminhos dos alunos. Parabéns professores e alunos!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *