ANO NOVO, VIDA NOVA – Por Dr. Luis Eduardo G. Ribeiro*

Em toda virada de ano fazemos reflexões sobre tudo o que foi feito ou deveria ter sido feito nos últimos meses. Com o balanço, acabamos percebendo que muitas coisas acabaram não sendo realizadas como se esperava. Por isso, para seguir com objetivos certeiros no ano que está chegando, a criação de listas de resoluções pode ajudar bastante. Mas, nesses momentos, você costuma adicionar sua saúde na lista de objetivos?
Pensando nisso, programe-se com ações saudáveis para seguir nos próximos meses. Atitudes simples podem proporcionar uma vida mais saudável para você e também para as pessoas que te rodeiam. Confira algumas dessas dicas e tenha um 2020 repleto de saúde:
Melhore sua alimentação: que nesse ano que se inicia, evite uma dieta de massas, gorduras e frituras. Que você possa comer mais frutas, verduras, legumes, deixando seu prato mais verde e saudável.
Consuma muito líquido: corpo humano é constituído em média de 60% de líquido. Nossas células necessitam de reposição diária para hidratá-las. Por isso consuma abundantemente de água e sucos naturais, pois ajuda a prevenir doenças e ao envelhecimento.
Pratique atividade física: que nesse ano você possa procurar realizar alguma atividade física nova, até frequentar uma academia. È importante para combate e prevenção de doenças como obesidade, hipertensão e infarto.
Diminua o consumo de álcool: O uso nocivo de álcool mata mais de 3 milhões de pessoas a cada ano. Reduzir o consumo de álcool pode ser muito benéfico para sua saúde.
Pare de fumar: O SUS disponibiliza uma série de recursos para apoiar a pessoa que deseja sozinha parar de fumar. O tratamento é gratuito e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde. Confira algumas perguntas e respostas sobre tabagismo.
Lave sempre as mãos: Para a prevenção de doenças como herpes, gripe e outras viroses, água e sabão nunca são demais. Lavar as mãos é ato reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como um dos principais instrumentos contra epidemias. Uma simples atitude que pode te salvar de infecções no próximo ano.
Previna a Hipertensão: Conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial pode ser vista como o “mal do século”. Mas a boa notícia é que ela pode ser evitada de acordo com nossos hábitos de vida. Diminua consumo de sal, frituras e massas; e faça atividade física.
Evite o estresse excessivo no trabalho: Uma vida profissional desgastante e sobrecarregada pode evoluir para problemas psicológicos, estresse e até infarto. Aproveite o novo ano para evitar o esgotamento profissional.
Coloque a vacinação em dia: O Calendário Nacional de Vacinação contempla não só as crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. No novo ano, não dê ouvidos às notícias falsas e vacine-se.
Se torne um Doador de Sangue: Quer fazer algo altruísta no próximo ano? Doar é um ato de solidariedade. Uma doação pode beneficiar até 4 pessoas. Lembre que existe sempre alguém precisando de você. Ainda precisa de mais algum motivo? Doando sangue você ainda tem direito a um dia de folga no trabalho.
Se torne um Doador de Órgãos: A doação de órgãos também é um ato nobre que pode salvar vidas. Muitas vezes, o transplante de órgãos pode ser única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para pessoas que precisam de doação. No próximo ano, se torne um doador de órgãos e avise a sua família.
Previna as Infecções Sexualmente Transmissíveis: Use sempre camisinha! O uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para evitar a transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites virais B e C; além do HPV que é o vírus que leva ao câncer do colo útero na mulher.
Não se automedique: O brasileiro possui o mal hábito de se automedicar, com isso pode estar prolongando ou mascarando doenças de fácil prevenção e tratamento. Por isso, procure sempre seu médico quando algo estiver errado.
Consulte regularmente: fazer o famoso check-up é extremamente importante, pois inúmeras doenças somente são prevenidas ou diagnosticadas através de exames laboratoriais ou de imagem, que cabe ao seu médico solicitar e interpretar.
Que esse ano que está surgindo seja repleto de alegrias e conquistas; mas principalmente de muita paz e saúde para você e toda família. Que Deus abençoe seu 2020 ricamente!!!

*Médico Generalista- Ginecologia e Obstetricia

**o texto é de inteira responsabilidade do autor e não representa necessariamente a opinião do site

Esta matéria foi visualizada976 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *