INFORMATIVO CÂMARA DE VEREADORES DE GOIABEIRA

A Câmara de Vereadores de Goiabeira, reuniu-se no dia 10 de dezembro, sob a presidência do senhor Presidente Messias Fernandes, com a presença dos vereadores membros do Legislativo: Admilson Tavares; Agostinho Antônio Filho; Aldair Bueno da Silva; Artur Rabelo Filho; Jacy Peres; João Dias Ferreira; Messias Fernandes; Roberto Ferreira Costa; Samuel Ferreira da Silva.
Estiveram presentes também na sessão, o consultor de sistema e Gestão Marcio Melo, o Prefeito Municipal Hélcio Nogueira, os vereadores da cidade de Cuparaque, Elias, Daniel, Vanderley, os quais ladearam a Mesa Diretora.
Falou o Vereador Samuel Ferreira, cumprimentou a todos, agradeceu a presença dos nobres vereadores de Cuparaque que nos visitam. Aproveitando a presença do executivo o vereador ressaltou a questão da Capela Velório, onde ouvimos falar que ela é um patrimônio histórico e que não podia mexer e nem reformar. Onde fez uma nova e agora está reformando a Capela Velório e gostaria de saber realmente se não podia ou se não é patrimônio histórico, ou a intensão é ter duas capela velório, e os restos dos materiais, o que será feito com eles. O vereador disse ainda que acredita ser a última reunião do ano, mas se estiver outras estará a disposição, e se não estiver gostaria de estar desejando um Feliz Natal para todos e que possamos passar um final de ano feliz.
O Vereador Agostinho Antônio Filho, cumprimentou a todos, agradeceu a presença dos vereadores da Cidade de Cuparaque e todos presentes, agradeceu a Deus por mais esta oportunidade, e ressaltou que hoje é a última reunião ordinária do ano, onde passamos o ano com saúde, trabalhando em conjunto, defendendo o melhor para o Município. Agradeceu a administração, onde o mesmo disse que vai até o posto de saúde, quase todos os dias, e fica muito satisfeito de como os funcionários atendem a população. E isto para o nosso Município é muito gratificante. E que nós vereadores possamos viver sempre em harmonia uns com os outros, onde sempre possamos querer o melhor para Goiabeira.
O Vereador Admilson Tavares, cumprimentou a todos, agradeceu a presença dos vereadores da Cidade de Cuparaque, e a todos os presentes. O vereador disse que, hoje estamos encerrando nossos trabalhos, e quero parabenizar a Mesa Diretora pela conduta que esteve este ano, nesta Casa de Lei, onde estou muito satisfeito, e que Deus possa nos abençoar que o ano que vem possa vir dias melhores para todos nós, não só para os Goiabeirense, como também para nossos vizinhos e para todo o Brasil. E esperamos que as portas se abram, e que Deus possa nos abençoar das coisas chegarem aos trilhos para que as nossas Cidades não fiquem prejudicadas, principalmente nós que somos pequenos.
O vereador Artur Rabelo, cumprimentou a todos, agradeceu a presença dos vereadores de Cuparaque, e que é um prazer ter vocês conosco em nossa Casa de lei. O vereador ressaltou a respeito de conversas que acarretou em grandes mentiras, em relação a enchentes. Onde publicaram fotos nas redes sociais que aparentemente Goiabeira estava debaixo de água, onde causou todo esse alvoroço. E digo que é crime quem colocou isto nas redes sociais para causar uma mentira tamanha. Onde a pessoa vai filmar ou tirar foto. Só filma em cima da água, não filma as outras partes da Cidade. Quando nós nos deslocamos para outra cidade, as pessoas vêm nos perguntar esta situação, que Goiabeira estava debaixo de água, onde temos que falar que é mentira, pois isto não aconteceu.
O vereador Jacy Peres, cumprimentou a todos, agradeceu a presença dos vereadores de Cuparaque e de todos os visitantes, agradeceu a Deus por mais uma oportunidade de estar nesta Casa de Lei. O vereador ressaltou que o Lindon Jhonson havia falado na rádio, perguntando qual o vereador que lançou algum projeto, ou uma indicação sobre o meio ambiente, quem plantou árvore em nossa cidade, eu disse para ele que quase ninguém aqui fez isto. Onde não deu para mim está fazendo, mas que gostaria muito de fazer, foi uma promessa que eu fiz na política, mas que até o momento não cumpri, mas ainda não terminou o nosso mandato, e espero que o ano que irá iniciar possamos fazer um requerimento. E que realmente nós devemos cuidar dos nossos mananciais de água.
O vereador João Dias, cumprimentou a todos agradeceu a presença dos vereadores de Cuparaque. Agradeceu a Deus pela condição de fazer o papel de vereador, pois infelizmente o primeiro passo para o papel do vereador é conhecer o Regimento Interno, as Leis e cumprir o dever de vereador, para que possamos saber o que estamos fazendo, o que estamos dizendo e tudo que está acontecendo no nosso Município na medida do possível, fazer o máximo para ajudar a administrar o Município e maneira correta, pensando no amanhã desta população que nos elegeram. Disse que Deus tem lhe dado paciência para tolerar coisas incríveis, coisas que deixa alguém irônico. Disse que não gostaria de ficar falando coisas, fatos particulares, nem meu e nem de ninguém aqui na Câmara, providências que se toma na justiça e não no plenário da Câmara, portanto quando a pessoa não sabe realmente o que está fazendo, precisa procurar entender e conversar com a pessoa certa e não ficar publicando sem ter noção de maneira correta. E que devemos agir de maneira prudente. E espera que no próximo ano seja muito satisfatório para todos, pois vale a pena ser feliz e fazer as coisas de maneira correta.
O senhor Presidente, vereador Messias Fernandes, agradeceu a Deus por permitir estar mais uma vez nesta última reunião ordinária, e que passamos o ano muito bem, e que no próximo se Deus nos permitir, estaremos juntos novamente lutando por Goiabeira. O vereador ressaltou a questão que o vereador disse sobre o projeto de reflorestar, houve uma reunião nesta Casa de Lei em outubro com o pessoal da RENOVA, que é uma ONG que foi criada pela vale, foi feito uma reunião com vários produtores rurais e alguns vereadores participaram, fizemos o cadastro daqueles proprietários que estiveram interesse de participar do projeto e recuperar as nascentes e reflorestar grande parte destas nascentes, para tentar melhorar um pouco a questão da água do nosso município e também o reflorestamento. Agradeceu a presença de todos e desejar um feliz natal e dizer que nas próximas reuniões todos possam estar presente, para ver e ouvir o que se passa nesta Casa de Lei.
O consultor de sistema e gestão Marcio Melo, onde transmitiu aos vereadores e a todos os presentes, uma mensagem de otimismo e motivação.
O vereador Elias da Cidade de Cuparaque, cumprimentou a todos, desejou feliz natal para todos e que o próximo ano possa ser, melhor para todos nós, pois não é só vocês que estão sentindo os problemas, mas todo o País. Onde em todos os municípios estamos passando por dificuldades, mas se Deus quiser e com pessoas sinceras esse País posse se reerguer. Sobre as questões das pequenas Cidades, onde foi levado a Câmara dos Deputados a extinção dos pequenos Municípios e eu não acredito que passa, porque, a Câmara de vereadores de Cuparaque todos cobraram dos deputados Federais, e que a união de cada um de nós ela dará uma corda grande que não será arrebentada. Onde Minas Gerais tem 231 Municípios que está para cair, mas acredito-me que isto não irá acontecer. E se isto acontecer será uma tristeza muito grande. Mas com o bom senso dos Deputados Federais, eu acredito que isto nem vai ser colocado para ser votado. Pois o presidente sabe que os Municípios pequenos, tem muitos votos para os Deputados.
O Vereador Daniel da Cidade de Cuparaque, cumprimentou a todos os presentes e disse que é um prazer está nesta Casa de Lei, e sobre a PEC que está para ser votada, que é a questão da extinção dos pequenos Municípios, e como somos vizinhos e nós temos as mesmas dificuldades e nós temos que se unir para que se precisar fazermos manifestação e outras mais ações e não podemos voltar a regredir pois não podemos voltar a ser como era antes.
O Vereador Vanderley da Cidade de Cuparaque, cumprimentou a todos, parabenizou o Presidente Messias Fernandes, pelo apoio ao projeto JIU JUTSU, onde ele funciona em Cuparaque e é um projeto que tem sido aprovado, dando disciplina, dando um esporte em si para as crianças, adolescente e está tendo grandes resultados, agradecer ao Prefeito Hélcio também pelo apoio, porque é um projeto que já estamos colhendo frutos. O vereador ainda disse que nós vereadores temos uma árdua profissão, profissão esta que trabalhamos dia a dia, porque os problemas estão na Cidade, e se nós resolvermos os nossos problemas, vamos resolver o problema do País, sobre voltar a ser vila, não se engane, o projeto vai ser colocado para votar, pois os grandes centros estão aplaudindo esta medida, e o congresso vota porque o povo está pedindo. Vamos nos unir, pois não podemos voltar a ser vila.
Foram lidos pela Secretaria os Pareceres das Comissões de Finança, Orçamento e Tomada de Contas, e Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final; Sobre o Projeto de Lei nº 010/2019, que “Estima a Receita e Fixa a Despesa do Município de Goiabeira/MG, para o exercício de 2020 e dá outras providências”. Em discussão e votação os pareceres, que sem manifestação foi aprovado por unanimidade.
O senhor presidente submeteu ao Plenário em segunda discussão e votação o projeto de Lei nº 010/2019, que sem manifestação foi aprovado por unanimidade.
A Secretaria fez apresentação dos Pareceres das Comissões de Finança, Orçamento e Tomada de Contas, e Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final; Sobre o Projeto de Lei nº 011/2019, que “Dispõe sobre o reajustamento do PPA – Plano Plurianual do Município de Goiabeira para exercício de 2020 e dá outras providencias”. Em discussão e votação os pareceres, que sem manifestação foi aprovado por unanimidade.
O presidente submeteu ao Plenário em segunda discussão e votação o projeto de Lei nº 011/2019, que sem manifestação foi aprovado por unanimidade.
O prefeito Municipal Helcio Nogueira, usou da tribuna, onde cumprimentou a todos, agradeceu a Deus por mais uma oportunidade, agradeceu a presença dos vereadores de Cuparaque e os parabenizou pelos trabalhos realizados. Em relação à igrejinha a restauração que está sendo feita, que o dinheiro que vem, ele precisa ser aplicado nesta restauração. Também foi feita uma limpeza em parte do córrego sim, no Bairro Boa Vista, onde ajudou bastante o fluxo de água das enchentes. Na reunião anterior, falamos com o vereador em relação ao corpo de Bombeiro, e me coloco a disposição para está procurando eles para maiores esclarecimentos e mais uma vez dizer que aquelas fotos foram de um drone, e a impressão que dá é que a água está em uma altura maior, e realmente entre aquelas fotos há fotos antigas. Sobre relação a casa Dona Tarsila, estarei disposto a ajudar. Sobre os times de Goiabeira, nós ajudamos todos os times, e logicamente tem um time que tem patrocínio de algumas pessoas e outras, da mesma maneira que foi colocado escrete em um time, foi colocado no outro, e dá saudades dos times que tinha em Goiabeira, pois se for formar um time hoje, o mais forte que tem dentro de Goiabeira é o time do Vila Nova. Sobre o meio ambiente, plantação de árvores, recuperação de nascentes, foi feito a reunião aqui na Câmara em outubro, como o vereador Messias disse, e esperamos que aquela proposta que foi feita aos proprietários, possa tornar realidade, que será muito importante para o nosso Município. Disse ser solidário com as falas dos vereadores a questão que foram colocados na PEC sobre os municípios menores, e dizer que é uma realidade, eles vão colocar o projeto sim, mas temos que ter nossas responsabilidades que nós também temos que arrecadar, nós vivemos de fundos de participação, e já estamos cortando gastos na saúde, alguns programas, e isto vai dificultar bastante o atendimento na área da saúde.
O prefeito parabenizou esta Casa de Lei, pelos trabalhos realizados durante o ano de 2019, por todos os projetos que foram enviados para esta Casa e todos foram apoiados pelos vereadores. E aquilo que for bom para nossa Cidade, estamos unidos, e que nós possamos estar refletindo para o ano que vem que será um ano bastante polêmico, o qual estará em um ano político, mas que possamos deixar as nossas adversidades e possamos seguir rumo ao bem estar da nossa população e que nós possamos pensar, quando o povo se une em prol de um determinado trabalho, Goiabeira se torna mais forte e nós esperamos ter esse pensamento e que possamos refletir, e possamos ter um final de ano de muita paz, saúde e muito sucesso.
O presidente vereador Messias, informou a todos que, a partir do dia primeiro de janeiro até o dia trinta e um, estaremos em recesso parlamentar e o horário de atendimento da Câmara será reduzido, de oito horas às doze horas.

Esta matéria foi visualizada1.042 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *