COOPMISTA – COOPERATIVA É O FUTURO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) destacou a importância desse tipo de organização para a condução de um futuro sustentável e pediram aos governos em todo mundo que criem um ambiente propício para que as cooperativas prosperem e cresçam.
“As cooperativas desempenham um papel importante em muitas sociedades. Acreditamos que elas possam dar contribuições significativas para o Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em termos de geração de emprego, erradicação da pobreza, redução da fome e da desigualdade”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.
”É preciso que os governos criem um ambiente propício para que as cooperativas prosperem e cresçam. Vamos aproveitar o poder das cooperativas para atingirmos os ODSs e criarmos um mundo de dignidade e oportunidade para todos”, acrescentou.
Destacando estimativas da ONU, Ban disse que uma em cada seis pessoas é membro ou cliente de uma cooperativa e cerca de 2,6 milhões de cooperativas empregam 12,6 milhões de pessoas no mundo. Além disso, ativos das cooperativas valem cerca de 20 trilhões de dólares e geram cerca de 3 trilhões de dólares em receita anual.
As cooperativas agrícolas ajudam a melhorar a produtividade de pequenos produtores, facilitando o acesso a mercados, crédito, seguro e tecnologia. As cooperativas sociais podem constituir uma importante rede de segurança quando o bem público diminui ou é mínimo. No setor financeiro, essas organizações atendem mais de 857 milhões de pessoas, incluindo dezenas de milhões que vivem na pobreza.

Esta matéria foi visualizada1.881 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *