VALTER FERREIRA DE ANDRADE

2.347 views

Símbolo de comprometimento no serviço público, homem que referenda uma autarquia municipal, pai exemplo e chefe de família dedicado, o NL tem o prazer de homenagerar um homem que além da austeridade, representar o compromisso com a coisa pública no município: VALTER DO SAAE.
Valter Ferreira de Andrade, nasceu no povoado de Cataca no dia 07 de agosto de 1962  – distrito de Cuieté Velho no município de Conselheiro Pena, seus pais Tereza Coelho de Andrade e  Sebastião Ferreira de Andrade, ambos falecidos. Aos sete anos de idade perde o pai que não resistiu ao tratamento de saúde em Belo Horizonte no ano 1969. Sua mãe Tereza Coelho de Andrade, viúva com seis filhos  menores, corajosamente e no intuito de dar uma melhor educação para os filhos, arrisca sair da zona rural e se mudar para Conselheiro Pena no ano de 1.972.  Assim aconteceu e aos doze anos de idade Valter iniciou no seu primeiro emprego na tipografia lajão de propriedade de Maria das Dores Morais, mais conhecida popularmente como “Mariquinha”.  A  união dos seis irmãos: Ivone Coelho Campos, Valter Ferreira de Andrade, Valtair Ferreira de Andrade, Maria Ferreira de Andrade, Ivete Ferreira de Andrade e Sebastião Ferreira Filho,  sempre soou como símbolo  de uma família simples que converteu as dificuldades na luta e busca por uma vida independente.
Nas escolas Gerson de Abreu e Silva, Escola Luiz Gonzaga Bastos e Colégio  Tiradentes, cursou o ensino fundamental e no colégio Gilberto Freyre no ano de 1980, concluiu o terceiro ano do segundo grau de  Técnico em Contabilidade.  Em 1982 já aos vinte anos de idade depois de oito anos de trabalho na tipografia da lajão, foi aprovado em concurso público federal para trabalhar no antigo SESP, hoje FUNADAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE, sendo   aprovado finalmente após quatro meses de curso para formação de Auxiliares de Saneamento, realizado na cidade de Pirapora-MG. Em outubro de 2011 recebeu certificado do INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN, pela conclusão do Curso de Técnico em Saneamento Ambiental, realizado na cidade de Natal-RN
Iniciou suas atividades como Auxiliar de Saneamento no distrito de Cuieté Velho, uma comunidade na época totalmente abandonada pela municipalidade com condições precárias de saneamento básico, sem nenhuma estrutura capaz de oferecer o mínimo aquela  população. Sendo o seu foco saneamento básico, realizou  o levantamento das condições sanitárias do referido distrito e tem orgulho de dizer que participou de todas as mudanças implantadas visando o bem-estar daquele povo, mudando  radicalmente  a história do distrito com relação ao saneamento básico. Foi o primeiro distrito do município a receber o  sistema de tratamento de esgoto com 100% dos domicílios atendidos,  que conta hoje também com água tratada, coleta e destinação do lixo domiciliar. Valter fala com entusiasmo do seu início de trabalho nessa comunidade  porque considera que ali foi o pontapé inicial da sua longa trajetória, o verdadeiro estágio que  possibilitou perceber sua vocação para o saneamento básico.


Em 1987, o nosso saudoso Dr. Ozéias Rodrigues Pimenta Filho, cancela concurso destinando uma vaga para o setor  de Saneamento da unidade de apoio do  SESP,   reabrindo  a vaga para Cuieté Velho,  transferindo   o servidor Valter Ferreira de Andrade definitivamente para Cons. Pena. Em 1991, com a municipalização da saúde e a criação do Departamento Municipal de Saúde e Assistência Social, assume a Divisão de Saúde Ambiental. Nesse período implantou a oficina municipal de saneamento onde era confeccionado peças em pré-moldados para construção de privadas, banheiros, tanques de lavar roupas, pias de cozinha, lavatórios e até vasos sanitários, sendo estes materiais distribuídos gratuitamente às famílias de menor poder aquisitivo, visando especificamente quebrar o ciclo das doenças parasitária através das ações de saneamento domiciliar. Valter cita ainda que esta oficina foi de primordial importância para a população do município  de Conselheiro Pena, haja visto que esse trabalho serviu de base para a implantação de uma cultura diferente, fazendo o povo entender que as ações de saneamento básico não consistem em apenas criar uma abrigo para as pessoas fazerem suas necessidades fisiológicas, mas sim perceber a importância do saneamento dentro de um contexto de saúde pública.
Em 1998 é nomeado chefe da divisão de saneamento básico do SAAE. Nesta oportunidade iniciou a estruturação do serviço de campo com recursos próprios da autarquia, considerando como maior vitória para o setor a construção da sede da divisão de saneamento, onde funcionam  os trabalhos voltados para atendimento direto à população,  relacionados à: Manutenção e expansão dos serviços de água, esgoto e lixo.
Em 2005 foi  convidado pelo Prefeito Neyval José de Andrade para  ocupar o cargo de Diretor do SAAE. Valter menciona que foram oito anos de muita luta e que o seu maior orgulho e retorno como funcionário público e diretor da autarquia  é perceber que foi possível juntamente com toda a equipe, resgatar um sistema que se encontrava desestruturado e que hoje com certeza caminha para estar entre os melhores do nosso estado.
Desde quando iniciou suas atividades de saneamento no município, relata que durante esses 30 anos de trabalho especificamente nesta área,  muito se fez e há muito pra se fazer ainda, pois o sistema é dinâmico e  a cada dia demanda situações diferentes.  Foram realizadas inúmeras obras, sempre tendo como foco e objetivo a elevação dos níveis de saúde da população do município. Dá exemplo da importância do saneamento domiciliar, que na década de 80/90 havia quase 500 domicílios sem privadas  e  próximo  de 400 sem água encanada, com elevados índices de doenças parasitárias.  Aos poucos, esses índices tão elevados foram baixando através do trabalho realizado nos domicílios com a implantação das melhorias sanitárias domiciliares, o que é mantido até hoje pelo SAAE, visando a elevação dos neveis de saúde e da qualidade de vida da população.
Em 2011 trabalhou  junto a equipe da prefeitura  municipal para entregar na data prevista o projeto executivo para implantação da nova adutora para captação de água na barragem do córrego João Pinto no Parque Municipal dos Andrades. Uma obra que sempre foi aclamada pela população de Conselheiro Pena e que vem hoje de encontro a um sério  problema que atormenta os moradores de nossa cidade, uma vez que o rio doce tem apresentando anualmente gosto e cheiro forte em  razão da elevada quantidade de algas presente no seu leito. Está previsto para dezembro/2012 a conclusão da tão sonhada obra.
Valter é casado com Cláudia Margarete de Souza Andrade, tendo  dois filhos: Victor Souza de Andrade, cursando o 7º período de direito na UNIVALE de Governador Valadares e estagiário no BANCO CREDICOP de Conselheiro Pena e Walter Ferreira de Andrade Júnior, finalizando o curso Técnico em Edificações e estagiário no setor administrativo da VALE.
Por esta biografia, o NL, sabe que muitos podem ser comparados, mas Valter do SAAE, no rol da vida e do profissionalismo, é gente que faz a diferença.

Tags: ,

3 Responses to “VALTER FERREIRA DE ANDRADE”

  1. homero bastos #

    parabens ao grupo do noticias no leste pela reportagem e homenagem ao Walter. Pessoa simples e altamente competente vem há muito anos demonstrando como um servidor publico pode e deve se comportar em sua função exemplo este que deveria ser seguido. Não bastasse a sempre competente matéria do site, posso afirmarque o Walter é uma pessoa admirada e respeitada pelos funcionários do SAAE o que posso afirmar por já ter ouvido diversos elogios ä sua pessoa. parabens ao Walter e a quem teve a idéia da matéria. Homero Bastos

    14 de dezembro de 2012 at 15:46 Responder
  2. CABO SINVAL #

    Bom dia, diante do gigantesco trabalho realizado pelo o sr Walter a frente da direção do SAAE, o qual pude acompanhar de perto, não poderia eu deixar de concordar com a justa homenagem feita a este grande companheiro. São estes os exemplos de homem publico o qual devemos seguir. Espero ter o prazer de trabalhar com ele mais quatro a frente desta entidade. Parabéns.

    15 de dezembro de 2012 at 8:32 Responder
  3. Odelirio #

    Parabens Valter!
    Pessoas como vc fazem de nossa CP um lugar melhor.
    Um servidor publico que trata o usuario e contribuinte com respeito, competencia e responsabilidade, mostrando a diferenca de como gerenciar um orgao publico como algo do povo , e nao como ‘algo’ de familia.
    Um abraco;
    Odelirio de souza

    15 de dezembro de 2012 at 19:10 Responder

Deixe sua opiniao

*