Secretaria de Estado de Educação muda processo de designação

Foto: Escola Estadual de Conselheiro Pena - Polivalente ( fotodainternet)
Foto: Escola Estadual de Conselheiro Pena – Polivalente ( fotodainternet)

A partir de 2017, a seleção de professores e profissionais designados a trabalharem nas escolas públicas do Estado será feita online para a maioria dos candidatos

LETÍCIA FONTES

A partir do próximo ano, a seleção de professores e profissionais designados a trabalharem nas escolas públicas do Estado será feita online para a maioria dos candidatos. A novidade foi anunciada nesta quarta-feira (21) durante o balanço apresentado pela Secretária de Educação sobre as principais ações desenvolvidas pelo órgão durante o ano. A estimativa é que sejam preenchidas cerca de 50 mil vagas com o novo sistema.

Apesar do número representar cerca de 50% do total de vagas a serem designadas em 2017, a mudança não vale para todos os cargos. Os docentes dos últimos anos do ensino fundamental e médio, a exemplo dos professores de disciplinas específicas, como Matemática e Biologia, ficarão de fora do processo. A meta, no entanto, é que até 2018, todo o sistema de designação seja informatizado.

Segundo a secretária de Educação, Macaé Evaristo, a mudança representa um avanço em relação aos últimos 30 anos. Até então, professores que pretendiam participar do processo de designação precisavam ir pessoalmente a cada escolas em busca de vagas. “O processo era um um sistema muito desumano com o professor e queremos justamente fazer com que essa escolha seja feita da melhor maneira possível. O que nós estamos tentamos fazer é melhorar os processo e dar mais transparência”, destacou.

As inscrições no sistema aconteceram entre os dias 21 de novembro a 7 de dezembro. Como no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), adotado pelo Ministério da Educação para selecionar candidatos às vagas públicas do ensino superior do país, de acordo com subsecretário de Gestão de Recursos Humanos da SEE, Antônio David de Sousa Júnior, nos próximos dias será publicada no Diário Oficial Minas Gerais uma resolução com as regras para a designação, com as informações pertinentes à definição do quadro de escola e indicando e reafirmando os critérios de prioridade para a designação. Ainda segundo Sousa, em janeiro, serão divulgados quais serão as vagas disponíveis em cada localidade, de maneira em que o candidato, agora inscrito e conhecendo a sua classificação, possa optar pelas vagas que são de seu interesse.

Neste último cadastro, 564.628 pessoas se inscreveram no novo sistema. Cada servidor pode concorrer até três cargos, o que resultou em um total de 1.117.996 inscrições. A última vez que a Secretaria abriu inscrição para o cadastro de designação foi em 2014. Na ocasião foram recebidas cerca de 740 mil inscrições de candidatos. As informações sobre o processo estão disponíveis no site: www.designaeducacao.mg.gov.br

Os candidatos à designação poderão inscrever-se para as seguintes funções no sistema online: Analista de Educação Básica (AEB) – nas habilitações de Assistente Social, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Psicólogo ou Terapeuta Ocupacional; Analista Educacional/Inspetor Escolar (ANE/IE); Assistente Técnico de Educação Básica (ATB); Auxiliar de Serviços de Educação Básica (ASB); Especialista em Educação Básica (EEB) – Orientador Educacional ou Supervisor Pedagógico; e Professor de Educação Básica (PEB).

Já entre os critérios de ordem de prioridade para a designação de servidores, serão observados critérios de habilitação, tempo de serviço no estado, além se o candidato já foi aprovado em algum tipo de concurso público.

Ações. Nos dois últimos anos foram concluídas 1.386 obras de infraestrutura nas escolas estaduais, 35.769 estudantes foram atendidos com curso de qualificação profissional na rede estadual, além do aumento de 48% do número de alunos do ensino fundamental e médio beneficiados por meio de atividades da educação integral, saltando de 100.000 do início de 2015 para 174.918 estudantes em 2016.

Apesar da agenda, a secretária de Educação, Macaé Evaristo, acredita que 2017 será um ano difícil. “Termino 2016 um tanto frutada, as últimas mudanças na legislação impactam fortemente as politicas educacionais. Eu olhava para 2017 com muita esperança. Com a pec 155 e com as mudanças propostas pela medida provisoria do ensino médio, acredito que as mudanças na área de educação não afetam o ano vigente, mas uma ou duas gerações depois. É preciso de mais diálogos, pois mudanças na área da educação, são mudanças na vida de milhares de estudantes”, pontuou

 

Esta matéria foi visualizada4.688 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *