PÁSCOA, VERDADEIRO SIGNIFICADO – LIBERTAÇÃO POR MEIO DA MORTE! – Por Pastor Wellington Ricardo – 1.ª Igreja Presbiteriana

pastor

Estamos nos aproximando de uma das festas mais importantes para o Cristianismo mundial, a chamada Páscoa. Contudo, a semelhança de outras festas cristãs importantes, o verdadeiro sentido da páscoa esta sendo diluído por ambições comerciais, sociais e principalmente espirituais. Estão transformando a páscoa num coelho que não bota ovo, para venderem ovos de chocolate, desconstruindo a verdade intrínseca de que esta festa cristã; aponta para a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, que nas palavras do Evangelista João, é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, portanto libertação somente por meio da morte, como diz as Escrituras: “sem derramamento de sangue, não há libertação” (Hebreus 9.22).

No Antigo Testamento, especificamente no livro de Êxodo capítulo 12, temos a história da libertação do povo de Deus da opressão Egípcia. No Novo Testamento a Páscoa refere-se à morte e ressurreição de Jesus Cristo. A conclusão que chegamos é que Deus tirou o seu povo do Egito com mão forte e poderosa através do sangue do Cordeiro, que é Jesus Cristo, que tira o pecado do mundo. Portanto, convido você a pensar comigo sobre algumas verdades essenciais sobre a páscoa.

Primeiro – O livramento da morte depende da morte do Cordeiro (Êxodo 12.4-6). Observe que cada família deveria matar o cordeiro e aspergir o sangue nas ombreiras da porta. O anjo do Senhor passaria naquela noite e vendo o sangue passaria por cima e não tiraria a vida dos primogênitos de cada família. Todos os primogênitos do Egito morreram naquela noite, exceto aqueles que estavam debaixo do abrigo do sangue do Cordeiro. Não foi a vida do cordeiro, mas sua morte que trouxe livramento. Assim, também, somos libertos da morte pela morte de Cristo. Um detalhe importante: se você traçar uma linha na horizontal e vertical nas ombreiras da porta, nos é evidenciado uma Cruz.

Segundo – O livramento da morte depende de estar debaixo do abrigo do sangue (Êxodo 12.7, 13-14). Assim é que precisamos estar debaixo do sangue de Cristo para sermos salvos. Não há remissão de pecados sem derramamento de sangue – Hebreus 9.19-23. É óbvio que não é o sangue de um cordeiro que nos livra do pecado, mas do cordeiro pascoal, que é Jesus Cristo, que nos limpa e nos purifica de todo pecado, pois por ele somos remidos, comprados, purificados e justificados.

Terceiro – Os que foram libertos pelo sangue precisam se alimentar do Cordeiro (Êxodo 12.8-12). Reunidos em famílias os israelitas se fortaleceram para a caminhada, comendo a carne do cordeiro com ervas amargas. Aqueles que são salvos pelo sangue de Cristo, precisam se alimentar de Cristo. Ele é o pão vivo que desceu do céu. A Páscoa judaica foi substituída pela Ceia do Senhor. O pão simboliza o corpo de Cristo e o vinho o seu sangue. O pão e o vinho não se transubstanciam em corpo de Cristo como ensina o dogma romano nem Cristo está presente fisicamente neles, como pensava Lutero. Cristo está presente na Ceia espiritualmente e dele nos alimentamos espiritualmente, pare e pense.

Por último – Os que celebram a Páscoa do Senhor precisam lançar fora todo o fermento da maldade (Êxodo 12.15-20). Durante a celebração da Páscoa judaica, os israelitas não podiam ter nenhuma espécie de fermento em casa nem comer pão levedado. O fermento é um símbolo da contaminação do pecado. Precisamos examinar a nós mesmos antes de comermos o pão e bebermos o cálice. Não podemos participar dignamente da Ceia do Senhor carregando pecado no coração. Minha oração diante de Deus, é que esses pontos tragam luz a sua mente e coração, assim, possamos ensinar as pessoas, acerca do verdadeiro significado da Páscoa Cristã. Deus em tudo vos abençoe, hoje e sempre.

Em Cristo Jesus, Pastor Wellington Ricardo.

Esta matéria foi visualizada2.741 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *