A Auriculoterapia e as Doenças do Mundo Moderno – Por Dra. Karoline Versieux

karolineenfase

Na Idade Média as doenças eram basicamente causadas pela falta de saneamento básico. No século passado, as infecções dizimaram milhões de pessoas. Mas com a descoberta dos antibióticos, muitas doenças passaram a ser controladas e até erradicadas.
As mudanças dos hábitos e o desenvolvimento do capitalismo trouxeram as pessoas para a cidade e mudou a rotina e os hábitos, gerando novos problemas físicos e psicológicos. A ansiedade, a angústia, o medo da violência, a insegurança fazem com que as pessoas de hoje sofram de diversos distúrbios emocionais que associados a pesadas e extensas cargas de trabalho, ao estresse, a correria do dia a dia e a falta de atividades físicas geram problemas físicos que interferem diretamente na qualidade de vida dos indivíduos.
A acupuntura tem uma história longa e rica, e sua literatura desde 200 a.C tem sido continuada nos dias de hoje, possuindo eficácia em várias condições, doenças e sintomas. A orelha é mencionada pela primeira vez no livro de medicina chinesa “Yellow Emperor’s Classics of Internal Medicine”, publicado há mais de dois mil anos, declarando que esta se relaciona com todas as partes do corpo humano. A Auriculoterapia é uma técnica da acupuntura, que usa o pavilhão auricular, aproveitando o estímulo reflexo que este exerce sobre o Sistema Nervoso Central. Para o tratamento podem ser utilizadas as tradicionais agulhas de acupuntura de dimensões pequenas e muito finas, agulhas intra-dérmicas, o laser, esferas magnéticas e moxabustão ou até a colocação de pequenas sementes com adesivo demonstraram resultados excelentes, e são utilizados de acordo com a necessidade do paciente, pois cada organismo reage de forma determinada ao estímulo, cada pessoa é um universo único (Santos, 2016).
Os distúrbios tratáveis com Auriculoterapia incluem problemas musculoesqueléticos, distúrbios hormonais, sintomas associados à menopausa, distúrbios da tireoide e problemas menstruais, doenças que afetam os órgãos, como úlceras gástricas, asma e alergias, problemas digestivos e de obesidade, qualquer problema que tem um componente de dor, como dor lombar, dores de cabeça, incluindo dor do câncer extremo, problemas de pele (dermatites), problemas neurológicos e vasculares, tais como esclerose múltipla e hipertensão arterial, vícios, insônia, problemas emocionais e ansiedade também são satisfatoriamente tratados por este método (Abatte, 2004).
Todo tratamento pela Auriculoterapia tem como objetivo principal promover o equilíbrio do paciente e assim o seu bem estar. Venha fazer uma avaliação e seu tratamento conosco!

Esta matéria foi visualizada1.023 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *