INFORMATIVO PREFEITURA DE CUPARAQUE

CUPARAQUE REALIZA CAPACITAÇÃO PARA ATENDIMENTO AO ALUNO COM TDAH

tadh (3)

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD.
O TDAH na infância em geral se associa as dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores. As crianças são tidas como “avoadas”, “vivendo no mundo da lua” e geralmente “estabanadas” e com “bicho carpinteiro” ou “ligados por um motor” (isto é, não param quietas por muito tempo). Os meninos tendem a ter mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que as meninas, mas todos são desatentos. Crianças e adolescentes com TDAH podem apresentar mais problemas de comportamento, como por exemplo, dificuldades com regras e limites.
Foi realizado (17/08), em Cuparaque um curso de Capacitação TDAH, Transtornos de Aprendizagem e Mutismo seletivo. A capacitação foi direcionada para Diretores, Supervisores, Coordenadores, Professores e Bibliotecários. A Facilitadora foi a Psicóloga, Nathalia Heringer Medeiros da Cunha.
Como a educação é um direito de todos e PARA TODOS; o município de Cuparaque busca adequar às necessidades educacionais de seus alunos. Necessidades Educativas Especiais não é sinônimo de deficiência como muitos ainda pensam.
O serviço de Educação especial pode ajudar muito na eficácia do trabalho dos professores de ensino regular que atender crianças com TDAH e mais que isso este trabalho se constitui um direito destes alunos.
A Secretaria de Educação de Cuparaque, busca interceder em favor dos direitos fundamentais d dos alunos que necessitam de educação especial e agir de acordo com a legislação vigente .

PREFEITURA DE CUPARAQUE EM SINTONIA COM O GOVERNO DO ESTADO TRAZ PARA O MUNICÍPIO ACADEMIA AO AR LIVRE

academia (1)academia (2)

A Academia ao Ar Livre é uma pequena academia de ginástica, gratuita, disponibilizada em um local público, de maneira que todo cidadão e cidadã possa ter acesso ao exercício físico de boa qualidade, com equipamento bom, e fazer aquilo que, hoje, a medicina recomenda amplamente: cuidar da sua atividade física, sair do sedentarismo, para evitar boa parte das doenças”, afirmou o Governador Fernando Pimentel ao entregar as academias para cidades de minas Gerais.
No dia 07 de agosto, a prefeita Mônica Tessarolo esteve emBelo Horizonte onde recebeu os equipamentos da academia ao ar livre que ficará instaladaem frente ao Estadio Municipal José Balbino de Barros. A Prefeita destacou os investimentos e os frutos que estão sendo conquistados na área de saúde, e também as parcerias firmadas que são buscadas incansavelmente para alavancar recursos para ações no município.
Os investimentos em saúde continuam sendo buscados incansavelmente. ‘’E para isso temos que de forma justa agradecer os nossos parceiros deputados que tem colocado suas emendas a nossa disposição, assim como essa conquista realizada através de emenda parlamentar 2016, indicada pelo deputado estadual João Magalhães que indicou essa emenda” disse a prefeita.

AGENTES DE SAÚDE RECEBEM ‘’TABLETS” PARA   ACOMPANHAMENTO DAS FAMÍLIAS CUPARAQUENSES

tablets

Agentes Comunitários de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Cuparaque, receberam no dia 21/08, equipamentos tablets como ferramentas na agilização de serviços e acompanhamento no atendimento às famílias Cuparaquenses. Na ocasião, os servidores ainda participaram de treinamento para o manuseio dos aparelhos e suas configurações para alimentação dos dados para o E-SUS (Sistema Único de Saúde).Os aparelhos foram adquiridos com recursos próprios do Município. A ferramenta tem como finalidade facilitar o trabalho dos agentes, que passam a ter acesso a todos os dados do cidadão, de forma prática. Outro benefício para o profissional é o conforto, já que o tablet é bem mais leve do que os papéis que eles carregavam. “A ferramenta visa dinamizar o trabalho de campo e agilizar o envio de dados sobre a saúde da população. O procedimento deixa de ser totalmente manual, quer feito com o preenchimento de fichas durante as visitas domiciliares e, posteriormente, a digitalização das informações na sede da Secretaria de Saúde”, comentou prefeita Mônica.
“Os agentes são os profissionais estão mais próximo da população e investir em equipamentos, em tecnologias, acreditamos que será possível fazer um trabalho cada vez melhor e mais ágil junto às comunidades”, enfatizou.

Esta matéria foi visualizada2.050 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *