CURSO DE RESGATE AS VÍTIMAS DE SOTERRAMENTO É MINISTRADO EM CONSELHEIRO PENA

curso8

Conselheiro Pena – Nós dias ,6,7 e 8 de outubro foi realizado o curso de resgate as vítimas de soterramento, oferecido a voluntários em Conselheiro Pena.

O curso aconteceu no haras do sr. Elenilson, no bairro Operários,  organizado pela Coordenadoria de Defesa Civil da Prefeitura de Conselheiro Pena, e ministrado pelo sargento Célio do corpo de bombeiros de Valadares e o instrutor Cláudio de Resplendor

Foram aplicados treinamentos de Técnicas de buscas, locomoção, localização e retirada imobilizada de vítimas em áreas de terrenos instáveis.

O objetivo do curso é capacitar os cidadãos, principalmente membros da Defesa Civil e brigadistas para atuarem em operações de salvamento e resgate de vítimas soterradas durante catástrofes.

Além de conhecimento teórico, a instrução exigiu também bastante preparo físico, envolvendo a utilização e conhecimento de novas tecnologias em ferramentas e equipamentos, com base em critérios operacionais padronizados em todo o mundo.
Durante o curso foram realizados  simulados em situações de risco, com rompimento de obstáculos e entrada em locais de difícil acesso. Em um dos exercícios, os alunos simularam o resgate de vítimas, utilizando as técnicas aprendidas no curso. Todas as atividades buscaram manter a agilidade sem descuidar da segurança.

Segundo o Coordenador da Defesa Civil, Almir Coelho, o evento foi salutar e muito importante tendo em vista que as técnicas aprendidas sempre são necessárias em momentos de muita fragilidade da população. E que a prefeitura de Conselheiro Pena, se empenha para capacitar a Defesa Civil, de modo que ela possa atuar em situações que exijam resgates seguros e e salvamentos necessários. finalizou.

Por David Luvinstain

Esta matéria foi visualizada4.923 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *