PROPÓSITO – Por Rev. Wellington Ricardo

Rev. Wellington Ricardo - Pastor da 1.ª Igreja Presbiteriana de Conselheiro Pena
Rev. Wellington Ricardo – Pastor da 1.ª Igreja Presbiteriana de Conselheiro Pena

Você já observou que em todas as coisas há um propósito especifico! Já considerou como a natureza se complementa e se organiza em todos os seus aspectos? O nosso planeta abriga mais de 10 milhões de espécies entre plantas e animais que coexistem e se organizam de forma harmônica, em uma complexa e enorme rede de relacionamentos. De fato o cosmos é harmônico, Johannes Kepler, em seus estudos sobre harmonia do Universo estava convicto que “as formas geométricas tinham fornecido ao criador um modelo para ordenar todo o mundo”. Todas estas conexões de seres vivos trazem uma ordem impressionante e admirável aos nossos olhos e conhecimento.
Como estas coisas vieram a existir e subsistem se constituem num grande mistério para a pesquisa e a ciência até os dias de hoje. Perguntas como: Como a água evapora? De onde vêm as correntes de ar? Como se formam grandes volumes de águas em ondas abissais? Como se forma a tempestade, como funciona o ecossistema do mar e das florestas? Etc.
Minha esposa cultiva várias plantas, entre elas um pé de couve, em uma manhã ela observou com espanto ao ver que as folhas do pé de couve, estavam sendo devoradas por lagartas. Apesar de toda esta aparente fragilidade, as plantas subsistem, geram sementes, dão frutos, sobrevivem. Cada espécie identifica seu papel e cumpre seu propósito.
E quanto a nós? Temos sido capazes de entender a missão e vocação que temos nesta “network universal”? Cada um de nós possui um dom, uma vocação, não somos um “acidente entre acidentes” que sobrevive despropositalmente entre nascimento e morte.
Nossas escolhas, relacionamentos e decisões devem ser tomadas, levando em consideração o significado maior que nos conecta do particular ao infinito, do interior para o cosmos. Jean Paul Sartre afirmou que nenhum ponto finito tem sentido se não estiver conectado a um ponto infinito…sem a compreensão de algo (ou Alguém maior), torna-se impossível encontrar sentido para as questões existenciais: “Por que nasci, para que vivo e para onde vou”.
O propósito nos ajuda a entender o nosso papel na co-criação e manutenção da vida. Co-criação é uma criação compartilhada que sugere o conceito de um Criador, que extrapola os limites de nosso próprio ser. Jesus deve ter percebido como a vida sem propósito se perde e se esvazia. Por isto disse aos seus ouvintes: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância”. Pare e Pense!

Esta matéria foi visualizada1.290 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *