CONSCIÊNCIA AMBIENTAL. O QUE PODEMOS FAZER PARA COMBATER O DESPERDÍCIO DE ÁGUA.

caixadagua

Em razão da estiagem prolongada, somado a degradação ambiental provocada pelas nossas próprias mãos, temos acompanhado  pelas redes sociais e informativos diários através da mídia televisiva que o racionamento de água vem atingindo um número elevado de pessoas   em todas as regiões do estado de Minas Gerais.

Na atual conjuntura, penso que poucos municípios podem se dar ao luxo de ofertar  água em quantidade que permita aos seus cidadãos  usar sem os devidos cuidados. Lembramos que independente da quantidade disponível as boas maneiras cobram o uso correto sem desperdícios.

Por falar em desperdício, temos alguns vilões do desperdício em nossas casas e devemos ficar atentos e nos conscientizando da necessidade de usar sem abusar. Dentro dessa ótica, devemos agir da seguinte forma para evitar o desperdício: manter a torneira fechada ao escovar os dentes,  durante o banho fechar o registro ao ensaboar, usar o balde ao invés de mangueira para lavar carro, não a varredura hídrica  nas calçadas e piso cimentado e sim a utilizar mais a vassoura (30 minutos lavando calçada com mangueira aberta gasta-se em torno de 560 litros de água), reaproveitamento da água do aparelho de ar condicionado e da máquina de lavar roupas, a grande  vilã do consumo de água nas casas.

“Percebendo a quantidade de água que estava sendo jogado fora na rede coletora de esgoto procedente da máquina de lavar roupas, montei em minha casa,  um sistema de reserva visando o reaproveitamento dessa água. RESULTADO: Tenho todos os finais de semana em média  650 litros de água reaproveitada para lavar: quintal cimentado, calçada e carro. Com essa medida, além do ganho ambiental, evito um considerável  desperdício economizando   aproximadamente 2.500 litros de água/mês, o que representa também algum desconto na conta de água.”

VAMOS GASTAR SÓ O NECESSÁRIO, POIS O QUE SE GASTA EM EXCESSO HOJE PODERÁ FAZER FALTA AMANHÃ.

Valter Ferreira de Andrade -  Técnico em Saneamento Ambiental / Servidor da FUNASA
Valter Ferreira de Andrade – Técnico em Saneamento Ambiental / Servidor da FUNASA
Esta matéria foi visualizada2.415 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *