SENSOR QUE DETECTA CÂNCER, NO HÁLITO – Por Dra. Maria de Fátima Zambom

dra. Maria de Fátima Zambom Souza - Cirurgiã Dentista - Especialista em Odontopediatria
dra. Maria de Fátima Zambom Souza – Cirurgiã Dentista – Especialista em Odontopediatria

Os cientistas japoneses descobriram um sensor que detecta câncer pelo hálito do paciente. Os testes atualmente empregados para detectar cânceres são complexos e caros, mas um grupo de cientistas japoneses estão prestes a mudar esse cenário. Trabalhando para o Instituto Nacional de Ciências Materiais, os pesquisadores desenvolveram um sensor capaz de detectar traços da doença em poucos minutos analisando nada além do hálito do usuário – algo na linha do popular bafômetro.
O equipamento é composto por um chip de computador e uma fina película que identifica substâncias peculiares presentes no corpo de alguém que sofre de câncer. O invento então faz alguns cálculos e exibe o resultado da análise em um display conectado, na forma de gráfico ou algo similar. De acordo com os cientistas, o sensor ainda será aprimorado para conseguir saber exatamente qual tipo de câncer o cidadão possui, além de identificar outras doenças, como diabetes, problemas renais e hepáticos ou até mesmo asma.
O mais interessante é que o invento custa muito pouco (menos de R$ 10, na melhor das hipóteses) para ser produzido. Isso significa que ele poderá chegar ao mercado por preços bastante acessíveis.
A equipe de japoneses afirma que será preciso alguns aprimoramentos para o sensor ganhar uma versão comercial – ou até mesmo ser embutido em smartphones, de forma que cada um de nós poderá fazer um autodiagnóstico da maneira mais simples possível.

Esta matéria foi visualizada1.033 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *