Dificuldades de um Tratamento para Pacientes Autistas – Por Dra. Fátima Zambon*

Hoje em dia, ainda existem muitas dificuldades para realizar o tratamento odontológico em pacientes autistas. Diferentemente do que muitos pais acreditam, o tratamento odontológico dos pacientes autistas é semelhante ao de qualquer outra criança. Ou seja, todas as crianças, independentemente de suas demandas específicas, precisa de um acompanhamento odontológico e de uma rotina de cuidados com a saúde bucal.
A única diferença encontrada para tratar esses pacientes é o acolhimento, que permeia a abordagem do odontopediatra, pois muitas crianças se recusam a realizar as solicitações feitas pelo cirurgião dentista, como, por exemplo, abrir a boca. Além disso, elas podem ter reações de medo e, consequentemente, começar a chorar, entre outras situações.
Dessa forma, para se ter sucesso no tratamento, é preciso que o odontopediatra busque realizar novas abordagens odontológicas para conseguir realizar os procedimentos necessários, a fim de que a criança encontre-se familiarizada com o consultório odontológico.
O transtorno do espectro austista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que pode ser diagnosticado nas crianças a partir dos 2 a 3 anos de idade. O autismo compromete o desenvolvimento do indivíduo, pois causa uma dificuldade no seu relacionamento com o mundo, ou seja, a criança autista manifesta déficits na comunicação e interação social.
Ou seja, a maior dificuldade encontrada para tratar os pacientes autistas é que eles possuem esse déficit de convívio social, portanto eles buscam evitar o contato visual, e raramente se comunicam através da fala e criam certa aversão a contatos físicos como toques e abraços, desse modo o tratamento odontológico acaba sendo desafiador.
Por isso, o tratamento odontológico deve ser diferenciado e a Odontologia Zambon atua com profissionais especialistas no ramo para fazer um acompanhamento diversificado a fim de realizar ações preventivas para garantir um sorriso bonito e saudável ao seu filho.
Abordagem Odontológica nos Pacientes Autistas
É de extrema importância a manutenção da saúde bucal, principalmente dos pacientes autistas. Mas a realidade é que diversas vezes estes indivíduos se apresentam ao consultório de forma tardia, quando possuem sérios problemas orais.
Por isso, para realizar a abordagem odontológica nos pacientes autistas é preciso que o odontopediatra procure desenvolver boas práticas para que a interação com estes pacientes seja construída aos poucos.
A primeira recomendação é que o profissional mantenha um diálogo entre os pais, para obter informações sobre o paciente a fim de conhecê-lo melhor. Isso porque é fundamental que o cirurgião dentista passe para a criança uma confiança para conseguir criar um vínculo.
Para conseguir realizar o tratamento odontológico, o profissional deve conversar com o paciente, além de manter-se em direção a ele a fim de manter o contato visual, conseguindo transmitir segurança. Outro ponto que deve ser observado é que sempre será necessário elogiar os pacientes autistas para que eles se sintam motivados a continuar com os bons hábitos bucais e com o tratamento.
Outro ponto que deve ser observado é o consultório odontológico, pois ele deve buscar ter cores claras, e a decoração deve ter uma apresentação agradável, para transmitir tranquilidade e equilíbrio para o paciente.
Como os pacientes autistas demonstram indiferença, dificuldades na fala, parte motora, repetição de palavras e movimentos, dificuldade de contato visual, falta de interação social, é preciso que o odontopediatra diante do tratamento odontológico, elabore estratégias de atendimento e acolhimento direcionadas aos pacientes com TEA.
Atendimento Odontológico Para Pacientes Autistas
Para proporcionar uma melhor qualidade de vida e promover a saúde bucal dos pacientes autistas, a Odontologia Zambon conta com uma profissional experiente, a fim de adotar bons hábitos de higiene bucal, além de realizar os procedimentos e tratamentos odontológicos adequados.
Para saber mais entre no Instagram @odontologiazambon no Facebook Odontologiazambon e agende conosco a sua primeira consulta pelo WhatsApp 33 3261-4008

 

  • Dra. Fátima Zambon é Cirurgiã Dentista – Especialista em Odontopediatria
  • O texto é de inteira responsabilidade da autora
Esta matéria foi visualizada146 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *