TUDO NOVO – Pr. Juberto Oliveira

Ano velho que passou. Ano novo que chegou. E ficamos cheios de expectativas de que o ano que chega será melhor. Fazemos planos e estabelecemos metas para o ano novo. “Este ano emagrecerei”. “Este ano economizarei”. “Este ano estudarei mais”. E, assim, seguimos. O regime só começa na segunda. As grandes decisões são para o novo ano. Mas, o novo ano não trará coisas novas enquanto você não se fizer novo.

Todos cantam “Adeus, ano velho…” como se a passagem de ano fosse levar embora magicamente todas as coisas. Mas não vai. Temos atitudes a tomar para que as coisas mudem. E as mudanças serão gradativas, um processo, sem mágica. E a canção continua com “…feliz ano novo. Que tudo se realize no ano que vai nascer…”. Contudo, a virada do calendário por si só não trará virada em sua vida, a menos que sua vida sofra uma virada radical, uma conversão. “…muito dinheiro no bolso. Saúde pra dar e vender.” O dinheiro parece ser a prioridade. Então, ele se torna um ídolo. Você se torna servo do dinheiro, quando deveria ser o senhor dele. Dinheiro ainda é cantado antes da saúde. E saúde pra dar e vender, embora seja importante, pode estar revelando que você está cultuando a si mesmo. Você é seu ídolo, se não tomar cuidado.

Repare que o Deus verdadeiro está fora da equação. Assim, entendemos por que nada se faz novo no novo ano. Para um ano novo de verdade, você precisa se fazer novo. E só Cristo te faz novo. Só Ele faz novas todas as coisas. “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2Co 5.17). Estar em Cristo é caminhar com Ele, render-se a Ele, aceitar a Sua graça, compreender que você não pode se salvar. É Ele quem o faz. Estar em Cristo é obedecer à Sua Palavra e colocá-lo em primeiro lugar, antes da sua saúde e dinheiro (muito antes). Estando em Cristo, você será tornado novo, suas atitudes serão novas (e melhores) e coisas novas acontecerão.

Não é o ano novo que faz tudo novo. É Cristo que faz novas todas as coisas. Não é o adeus ao ano velho que leva todas as atitudes ruins embora. É estar em Jesus que faz com que as coisas velhas passem. Em Cristo, o velho homem pecaminoso que há em nós morre e nasce o novo homem para a vida eterna. “Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade” (Ef 4.22-24).

Que você seja novo para viver um novo ano. Que você passe mais tempo com o Senhor Deus para que experimente um novo tempo. Que você tenha um novo olhar sobre as coisas ao seu redor, sabendo que, estando em Cristo, um dia você viverá além do tempo, na eternidade, e em um novo e lindo lugar (Ap 21).

PR. Juberto Oliveira da Rocha Júnior

Pastor da Igreja Presbiteriana Simonton – IPB – Conselheiro Pena.

– O texto é de inteira responsabilidade do autor.

Esta matéria foi visualizada263 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *