CRER E VER – Por Pastor Juberto Jr.
Modernamente, as pessoas querem sentir. É o que sinto em meu coração que importa. Existe uma campanha em várias áreas ensinando que “se você se sente bem, então faça”. Assim sendo, as pessoas não se regem mais pela verdade, e sim pelo que sentem e querem. Isso inclui a fé. A ideia de uma maioria é: “Se eu sentir Deus, eu crerei”; “Se eu vir Deus, eu creio”; “Se Deus fizer isso que eu espero, eu terei fé nele”. E as pessoas se sentem frustradas com Deus por não sentirem, verem ou terem o que querem.
Ocorre que, no Reino de Deus, as coisas são diferentes. Esse mundo está de ponta a cabeça por causa do pecado. O pecado entrou no mundo e o virou do avesso. Jesus deixou bem claro como as coisas funcionam no Reino de seu Pai. E ficou evidente que a eternidade é o avesso do avesso, é o avesso desse mundo.
O apóstolo Tomé declarou que só creria na ressurreição de Cristo se tivesse provas que ele pudesse ver e tocar (João 20.24-25). Jesus aparece a ele e lhe mostra as marcas dos pregos e seu lado, que fora ferido pela espada. Após isso, Jesus é categórico com Tomé: “Você creu porque viu? Bem-aventurados são os que não viram e creram” (João 20.27-29). Jesus deixa claro que fé não é crer no que você toca ou sente. Fé é a certeza de que a Palavra de Deus é a Verdade e viver pelo que ela diz, mesmo que tudo nesse mundo diga o contrário. Essa é a verdadeira fé cristã. Essa é a fé salvadora.
Você não prova para crer. Você crê e, então, prova. Você não vê para acreditar. Você acredita na Palavra e seus olhos são abertos. Você não prova a Deus. Mas Ele pode permitir que você seja provado. Você não sente Deus para se render a Ele. Você se rende a Ele, e o Espírito Santo vem sobre você. Você não exige nada de Deus, Ele é Deus. Você se rende à Graça e Bondade dEle. Deus não te deve nada. Você é um devedor por causa do pecado. Mas Cristo pagou por nossos pecados na cruz. Deus não tem que fazer nada que você queira para que você creia nele. Você deve se render a Ele e agradecer todos os dias pelos atos de Graça dEle. Agradeça, pois graça é um favor que não merecemos, um presente que nos é dado por pura bondade do Senhor. Deus não precisa de nenhum de nós. Ele se relaciona conosco porque quer. Deus não nos criou porque estava só. Ele não estava. A Trindade Santa se basta. Ele nos criou porque quis e se relaciona conosco por livre vontade e muita bondade. Não suprimos carências de Deus. Ele é Deus. Não tem carências.
Então, vamos aos pontos: Primeiro – Leia a Bíblia e creia que ela é a Palavra de Deus; Em segundo lugar – Entenda que primeiro você crê, e os resultados disso são com Deus; Em terceiro lugar – Não importa o que você sente ou não, só a Verdade de Deus importa; Quarto – Não cobre de Deus, Ele é Senhor, e nós somos servos comprados por sangue, a quem Ele dá o privilégio de serem filhos, se crermos; E, por fim – Compreenda que um verdadeiro cristão não vive de sensações e emocionalismo; vivemos da Verdade absoluta da Palavra de Deus (Bíblia).
Não viva pelo que sente. Não se guie pelo seu coração. Não passe a vida sob a ideia de que o importante é ser feliz. Se a felicidade for um fim em si mesma, você irá persegui-la por toda a vida e não será feliz. Deixe de persegui-la. Viva para a glória e satisfação dEle, e você será feliz.
PR. Juberto Oliveira da Rocha Júnior
Pastor da Igreja Presbiteriana Simonton – IPB – Conselheiro Pena.
- O texto é de inteira responsabilidade do autor
