Férias de verão, é muito comum as pessoas relaxarem com os cuidados bucais – Por Dra. Fátima Zambon

dra.  Maria de Fátima Zambom Souza - Cirurgiã Dentista - Especialista em Odontopediatria
dra. Maria de Fátima Zambom Souza – Cirurgiã Dentista – Especialista em Odontopediatria

Os horários das refeições acabam sendo alterados devido aos longos períodos em que passamos em passeios, sem contar o consumo exagerado de picolés, refrigerantes e biscoitinhos fora de hora entre as crianças.
Por isso, separei algumas dicas super importantes para você aproveitar as férias e não voltar com cáries ou outros problemas mais sérios.
Uma dica é visitar seu dentista antes da viagem, pois ele irá observar se você precisa trocar alguma restauração que já não está em boas condições, se existe algum risco de dor de dente, inflamação gengival, entre outros procedimentos preventivos que ele pode realizar para evitar que você tenha problemas desagradáveis durante as férias.
Não deixe de passar o fio dental e escovar os dentes após as refeições.
Neste período, em que se está fora de casa, e em clima de festa e descanso o consumo de doces e outras guloseimas aumenta, por isso é muito importante não se esquecer da boa escovação, fio dental e uso de enxaguatórios bucais.
Cuidar dos dentes parece coisa simples, mas tem coisa que ninguém costuma falar e que faz toda diferença para a saúde (e beleza) da sua boca. Veja só:
1. A escovada mais importante é a de antes de dormir: sem a produção de saliva, os dentes precisam de uma ajudinha a mais para não desenvolver placas ou cáries. Por isso, capriche no fio dental e use até um enxaguante bucal.
2. Prefira escovas com cerdas macias e nunca exagere na força na hora de escovar os dentes. Cerdas duras, pressa e força é combinação bombástica para as suas gengivas, que podem ficar machucadas e, com o tempo, retraídas.
3. Espuma não é sinônimo de limpeza – o que importa mesmo é fazer movimentos corretos, por dois minutos e que alcancem a maior área possível do dente. Na hora da compra, prefira um produto com flúor.
4. Refrigerantes, mesmo os sem açúcar, enfraquecem os dentes. É que eles são muito ácidos e, por isso, dissolvem minerais do esmalte e da dentina (a camada mais interna dos dentes).
5. Quando tomar refri, espere um pouco para escovar os dentes. Trinta minutos é o tempo necessário para a saliva remineralizar a região, minimizando os estragos do ácido. Antes disso, o atrito da escova pode fazer com que os minerais, quase descolados, sejam perdidos definitivamente.
6. Café e refrigerantes pretos escurecem mesmo os dentes. Se o seu sonho é ter dentes branquíssimos, evite bebidas e alimentos muito pigmentados.
7. Uma notícia boa: goma de mascar (sem açúcar!) ajudam a manter a boca úmida e a limpar os dentes entre as refeições. Por isso, quando não der para escovar os dentes, use o chiclete como paliativo.

Esta matéria foi visualizada1.525 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *