Jesus, O Deus-homem que mudou o significado da Cruz – Por Revmo. Wellington Ricardo

Rev. Wellington Ricardo - Pastor da  Igreja Presbiteriana Simonton Conselheiro Pena
Rev. Wellington Ricardo – Pastor da Igreja Presbiteriana Simonton Conselheiro Pena

O texto de João 19.17-22 narra à crucificação de Jesus no lugar chamado Calvário, que significa em Hebraico Gólgota. João enfatiza que Jesus foi crucificado entre dois mal feitores. O texto também diz que Pilatos mandou confeccionar uma placa (era comum fazer um placa dizendo a razão da crucificação), a de Jesus trazia o seguinte título: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS. O interessante é que essa frase foi escrita em três línguas, de acordo com o texto: O hebraico (a língua da religião monoteísta). O latim (a língua da lei e do domínio). E o grego (a língua dos filósofos).

A crucificação era um jeito de morrer cruel e ao mesmo tempo extremamente vergonhoso, pois o condenado deveria carregar a sua cruz, do lugar da sua condenação até o lugar da crucificação, passando assim, por vias publicas e sendo acompanhado por curiosos de toda espécie. Portanto, essa forma de morrer foi aperfeiçoada pelos romanos, que possivelmente copiaram a ideia dos persas. Essa pena era aplicada aos criminosos mais terríveis daquele tempo, era realizada em pública para que servisse de exemplo a todos que tentassem praticar tais atos.

Contudo, Jesus mudou para sempre o significado da cruz. A partir dEle, a cruz que era um símbolo de vergonha e rejeição reservada a pessoas sórdidas. Passou a ser um símbolo de vitória, libertação e salvação. João faz questão de dizer que a Cruz de Cristo era a do centro. A cruz sublime, a cruz da salvação, a cruz do perdão, a cruz da reconciliação, nela Deus estava em Cristo Jesus, reconciliando consigo mesmo o mundo. Jesus mudou para sempre o significado da cruz, marcou para sempre a história da humanidade. Foi nela, de acordo com Colossenses 2.14-16 que Jesus destruiu as obras do diabo. Por isso a mensagem da cruz de Cristo é central para a humanidade. É a partir da crucificação de Cristo, que os homens descobrem o amor incondicional, quando Ele diz: “Pai perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem”. Cristo foi crucificado por causa dos nossos pecados. Pare, pense, você tem sido constantemente alvo do amor e da graça de Deus na pessoa bendita de Cristo. Erga-te, levanta-te, lute contra a sua natureza corrompida por causa do pecado, Deus te ama, manifestou isso de forma incondicional naquela Cruz. Jesus mudou para sempre o significado da cruz, o que antes significava fracasso, passou a ter sentido de vitória. Vitória sobre a morte, de acordo com o Evangelista Mateus, no capítulo 27, versos 52 e 53. Vitória sobre á divida da culpa (João 19.30) Jesus diz: “tetelestai”. Está pago! Está consumado! Está quitado o escrito de divida. Vitória sobre principados e potestades, leia Colossenses capítulo 2 verso 15. Há um velho hino que diz: “Sim, eu amo a mensagem da cruz; seu triunfo meu gozo será! Pois um dia em lugar de uma cruz, a coroa Jesus me dará”. Você quer ser salvo? Receba pela fé a Cristo Jesus como Senhor e Salvador! Pois Ele levou sobre si mesmo todos os pecados. Como sempre digo Pare e Pense!

Esta matéria foi visualizada2.470 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *