A IMPORTÂNCIA DO RAIO-X NA ODONTOLOGIA

A Radiologia é o meio de diagnóstico muito importante, já que é através de uma radiografia que se pode ver o que está intraósseo (dentro do osso). O seu papel na Odontologia é fundamental, pois proporciona ao profissional Dentista, informações confiáveis e nem sempre possíveis de serem notadas no exame clínico, como, cáries ocultas, perdas ósseas, perfurações ou fraturas dentárias.

Tipos de radiografias

Na Odontologia, os dois tipos de radiografias mais utilizados são as periapicais (retiradas de dentro da boca) e as panorâmicas (retiradas fora da boca). As radiografias periapicais são muito utilizadas para diagnósticos precisos em um único dente ou região.
A radiografia panorâmica faz parte da Documentação Ortodôntica (documentos importantíssimos de diagnóstico, que devem ficar muito bem guardados durante o tratamento Ortodôntico) e mostra todos os dentes da arcada dentária, possibilitando a análise da situação do osso e dos dentes. Este tipo de radiografia pode ser realizado em adultos e também em crianças (radiografia panorâmica infantil). Não havendo qualquer contratempo, a radiografia panorâmica costuma ser pouco demorada, apresentando uma duração média inferior a 5 minutos.
O Raio-X é imprescindível na área da Ortodontia; ele auxilia na confecção de moldes de gesso, fotos e slides, procedimentos fundamentais para o planejamento do Tratamento Ortodôntico.
É indicado que o paciente faça um Raio-X a cada 6 meses para alguns casos e até mesmo 1 vez ao ano para que o Dentista possa acompanhar todo o tratamento. Lembrando que cada paciente é único e demanda um tratamento personalizado para cada caso. Seu dentista irá avaliar a sua necessidade.
O Raio-X não dói e não faz nenhum mal à saúde.
Agende o seu Raio-X e Sorria Sempre!

Esta matéria foi visualizada707 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *