PRA QUE SERVE O EXAME DE ECOCARDIOGRAMA? – Por Dr. Stanrley Viali

Ecocardiograma é um exame de ultrassonografia do coração que fornece imagens obtidas através do som.
Nosso corpo tem diferentes tecidos e com isso diferentes graus de refração de ondas sonoras.
Quando o aparelho de ultrassonografia emite o som de alta frequência (acima de 20.000 ciclos por segundo), muito além, portanto, da capacidade humana de audição, ele capta o retorno dos ecos e transforma em imagem preto e branco para o médico analisar.
Um transdutor deslizado sobre o peito do paciente direciona essas ondas para estruturas do coração do paciente e capta o eco delas, transformando-o em imagens e fluxos coloridos do sangue que passa por ele.
É muito comum ouvir um paciente perguntando porque fazer um Ecocardiograma, então descrevemos como um exame de ultrassonografia do coração que fornece imagens obtidas com som exatamente igual aos exames de ecografia abdominal ou ecografia fetal.
Assim, a ecocardiografia pode fornecer imagens estáticas e em movimento dos músculos e das valvas cardíacas.
Podemos medir o tamanho do coração, analisar sua força de bombeamento do sangue, e o mapeamento em cores do fluxo sanguíneo pela técnica Doppler, permitindo identificar a direção e velocidade do fluxo sanguíneo no interior das cavidades cardíacas,
Isso nos ajuda a entender se está ocorrendo um estreitamento ou alargamento das valvas cardíacas.
Há várias modalidades de ecocardiograma, mas as mais modernas, em associação com o Doppler, oferecem imagens coloridas em 3D, capazes de possibilitar a visualização de detalhes anatômicos e funcionais mínimos do coração.
O exame também pode ser realizado no feto em gestação, permitindo um diagnóstico muito precoce de eventuais anomalias cardíacas e possibilitando intervenções ainda no interior do útero.
Por tratar-se de um exame que não apresenta efeitos colaterais, ser de custo relativamente baixo e de fácil operacionalidade e transporte, além de seu excelente alcance diagnóstico, o ecocardiograma tem grande destaque na cardiologia moderna.

  • Dr. Stanrley CRM 58041 – Cardiologia/Ecocardiografia
  • * Os texto acima é de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do jornal

Comentários

Comentários

Esta matéria foi visualizada387 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *