71% DOS BRASILEIROS PREFEREM COMPRAS ON-LINE DIZ PESQUISA
O levantamento identificou as mudanças nos hábitos dos consumidores e no atendimento das empresas
Que a pandemia mudou vários âmbitos do dia a dia em sociedade todos sabem, mas você sabia que a pandemia mudou a maneira como os consumidores fazem compras ou contratam um serviço? É o que mostrou a pesquisa feita pela ConQuist Consultoria, que mapeou o que mudou no atendimento prestado ao consumidor na pandemia.
Segundo o estudo, 71% dos entrevistados preferem as compras online com a crise sanitária, situação que impulsionou o e-commerce. Com a pesquisa, a ConQuist também ressalta que o WhatsApp foi o meio digital com maior alta de utilização no momento da compra, sendo escolhido por 51% dos consumidores.
Experiência com atendimento
Outro ponto levantado no estudo foi a experiência do consumidor com o atendimento prestado pelas empresas, para entender as preferências antes e depois da pandemia, a partir de quesitos como:
- Agilidade
- Humanização
- Resolutividade
- Simplificação
- Empatia
- Entendimento das necessidades
- Eficiência
- Conveniência
A ideia é identificar se piorou, se está igual ou melhorou, e o resultado mostrou que entrevistados não notaram diferença na empatia (41%) e no entendimento de suas necessidades (40%).
Já a conveniência e a eficiência foram positivamente avaliadas como fatores que melhoraram após a crise sanitária, com percentuais de 43% e 37%. O levantamento envolveu 411 respondentes de todo o Brasil. O método de coleta foi por envio de e-mail e redes sociais, com resposta preenchida em formulário eletrônico.