USINA HIDRELÉTRICA DE AIMORÉS USARÁ TESTES COM SIRENES NESTA TERÇA-FERIA 26

Os moradores das cidades de Aimorés, em Minas Gerais, e de Baixo Guandu, no Espírito Santo, ouvirão no dia 26 de abril os sons de testes das sirenes instaladas nessas regiões. A iniciativa faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina Hidrelétrica de Aimorés, pertencente à Aliança Energia e que está localizada na Bacia do Rio Doce.

Serão quatro acionamentos sonoros de aproximadamente 20 segundos cada, a partir das 14h30, e não há necessidade de mobilização e deslocamento da população para pontos de encontro durante o teste.

Segundo o supervisor de Operação e Manutenção da Usina Hidrelétrica de Aimorés, Gilberto Nogueira, a informação sonora que será veiculada nestes testes terá formato diferente das anteriores. “Neste teste, trazemos como novidade a mudança no áudio que a população ouvirá. O padrão sonoro terá uma mensagem de voz informando o início do teste, uma música mais calma que tocará por alguns segundos e uma mensagem de voz que informará aos moradores a conclusão do teste”, disse.

“Essa mudança visa dar mais conforto à população durante a realização dos testes de acionamento, que continuam sendo muito importantes para que tenhamos validação do correto funcionamento do sistema de alerta. O som padrão da sirene já é conhecido pela população e será acionado apenas quando houver uma real situação de emergência ou em testes específicos para avaliar o desempenho do sistema, o que será comunicado com antecedência à população”, explicou.

Outro teste de acionamento das sirenes está programado para ser realizado no mês de julho e um teste de desempenho deve ser realizado em novembro deste ano. Representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e da equipe da Aliança Energia compõem um grupo de trabalho que tem uma rotina de acompanhamento do PAE da Usina de Aimorés e estarão juntos monitorando e acompanhando mais essas ações preventivas.

A Usina de Aimorés permanece classificada como de baixo risco e as estruturas atendem plenamente aos fatores de segurança, conforme Relatório da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Plano de Ação de Emergência (PAE)

O plano atende à Política Nacional de Segurança de Barragem e à Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. Consiste em um documento com as diretrizes de como a Aliança Energia deve agir em uma situação de emergência com a barragem da Usina de Aimorés, bem como devem acontecer as interações com os órgãos de proteção e Defesa Civil. Os municípios localizados abaixo das barragens já possuem um sistema de alerta e de prevenção para que a população seja avisada de forma eficaz no caso de alguma intercorrência.

Desde 2019, anualmente, as sirenes que compõem o sistema de alerta são testadas e a comunidade é orientada por meio de campanhas e ações de comunicação sobre como proceder.

Usina de Aimorés

A Usina Hidrelétrica de Aimorés, que pertence à Aliança Energia, está localizada na Bacia do Rio Doce e abrange quatro municípios: Baixo Guandu (ES), Aimorés, Itueta e Resplendor (MG). Inaugurada em 5 de maio de 2006, a UHE tem potencial de geração de 330 MW, o suficiente para abastecer uma cidade com 1 milhão de pessoas.

Esta matéria foi visualizada1.003 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *