PROJETO QUEBRANDO O SILÊNCIO – ESCOLAS SE UNEM CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

DSC_0248

Conselheiro Pena – O projeto Quebrando o Silêncio é um projeto educativo e de prevenção contra o abuso e a violência doméstica promovido anualmente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia que envolve toda a comunidade..

A campanha se desenvolve durante todo o ano, mas uma das suas principais ações ocorre sempre no quarto sábado do mês de agosto. Este é o “Dia de ênfase contra o abuso e a violência”, quando ocorrem passeatas, fóruns, escola de pais, eventos de educação contra a violência e manifestações na América do Sul.

Todos os dias a mídia apresenta um quadro de violência assustador. Crianças, mulheres e idosos são as principais vítimas, Segundo a Organização Mundial de Saúde, a violência responde por aproximadamente 7% de todas as mortes de mulheres entre 15 e 44 anos no mundo. Em alguns países, até 69% das mulheres relatam terem sido agredidas fisicamente e até 47% declaram que sua primeira relação sexual foi forçada. Por isso, o projeto tem como objetivo prevenir e combater a violência contra crianças, mulheres e idosos, além de orientar as vítimas na busca de ajuda dos órgãos competentes, quebrando assim o ciclo de violência. A violência doméstica é nutrida pela ignorância. Assim, para combater esse mal é preciso trazê-lo a público, examiná-lo e dar a solução necessária. Os cidadãos em geral devem se tornar parte dessa solução e o primeiro passo é a prevenção, procurando alcançar todas as faixas etárias.

Este ano, o Quebrando o Silêncio, envolveu as escolas: Estadual Maria Guilhermina Pena, Luiz Gonzaga Bastos, Municipal Mãos Dadas, Clemente de Souza Franco, Escola Polivalente, Municipal Amado Lima.

Houve a participação especial  da Tenente PM Thais Castro, Sgt Fábio do PROERD, e do Dr. Fábio Lúcio, médico.

Os temas  abordados pelas escolas foi a questão do Álcool e cada escola fez uma apresentação sobre a mudança de rumo – como vencer a dependência química.

Após as apresentações e as palestras, as crianças saíram em passeata pelas ruas da cidade, afim de mobilizarem a todos sobre o consumo do álcool dentro de casa.

Esta matéria foi visualizada4.190 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *