BRONQUIOLITE – Por Dra. Táina Almeida*

Desde o ano passado temos ouvido falar mais dessa doença, pois o período de sazonalidade da doença ficou um pouco diferente e já abrimos o mês de janeiro novamente com o número de casos maior do que o esperado.
Então orientar melhor sobre essa doença. Mas o que é a famosa bronquiolite? A doença é uma infecção viral, que atinge a parte mais delicada do pulmão dos bebês: os bronquíolos.
Ela ocorre com bebês, principalmente menores de 6 meses. A bronquiolite tem basicamente 3 fases, com duração total de aproximadamente 15 dias, podendo variar de 7 a21 dias. No Início: Sintomas de resfriado, recusa de mamadas, febre e irritabilidade (dura de 2 a 5 dias); Fase crítica: durante a melhora da fase gripal, inicia o comprometimento pulmonar mais importante, com falta de ar, cansaço e dificuldade nas mamadas.
Há riscos de internação, sempre observar sinais de cansaço (dura 1 semana); Fase convalescença: tosse seca, principalmente noturna, mas sem cansaço (dura de 3 a 10 dias). Casos de bronquiolite em bebes menores de 2 meses é sempre indicado a internação. Mas podemos evitar a bronquiolite com medidas simples: Evitar contato com crianças e adultos resfriados; Lavar as mãos e higienizá-las com álcool 70%, especialmente antes de trocar os bebês; Evitar aglomerações; Amamentar; Afastar os bebês do tabagismo passivo; Manter a vacinação em dia.
Não há medicamentos específicos para acabar com a doença, então o tratamento prescrito será suporte: alimentação e oferta de líquidos adequados, lavagem nasal e se necessário, oxigênio. Sempre procure assistência médica.
A bronquiolite é benigna na maioria dos casos, por isso, o diagnóstico precoce e reavaliações freqüentes do pediatra são essenciais.

*Dr. Táina Almeida – é médica pediatra em Conselheiro Pena

* O texto e imagem é de inteira responsabilidade da autora e não representam necessariamente a opinião do jornal

Esta matéria foi visualizada260 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *