MEIO AMBIENTE – ÁGUA… MUDANÇAS DE HÁBITOS SÃO NECESSÁRIAS

Valter Ferreira de Andrade Técnico em Saneamento Ambietal / FUNASA
Valter Ferreira de Andrade
Técnico em Saneamento Ambietal / FUNASA

Quando falamos de meio ambiente, falamos do meio onde habitamos e vivemos o nosso dia a dia. Onde realizamos nossas atividades diárias. Enfim, onde o homem estiver aí é o meio ambiente.

Ao indagar um adulto ou até mesmo uma criança o que seria o meio ambiente em sua concepção, logo vem as mais diversas respostas dentro de uma lógica aceitável. “São as árvores, as nascentes, os rios, os animais, o solo, o ar, as matas ciliares.” E por aí vai.

Desenhando um modelo ideal de meio ambiente, logo imaginamos o verde cortado por um pequeno riacho ou mesmo um imponente rio com suas águas cristalinas, escorregando apressadamente pelas cachoeiras ou mansamente pelas planícies.

Mesmo com a degradação ambiental em processo acelerado, passando como um rolo compressor sobre rios e matas, dizimando espécies, apenas por ganância em buscas do poder financeiro, ainda é possível desfrutarmos de belas paisagens em ambientes protegidos e respeitado pelo homem.

No mês de março, mais precisamente no dia 22, é comemorado o dia mundial da água. Fora as programações promovidas pelas inúmeras escolas distribuídas em todo o país, o que já é um fato relevante, o que mais poderíamos comemorar de concreto em relação à água?

Infelizmente muito pouco, pois a cada dia os números referenciando a degradação ambiental, principalmente no que se refere à água, vêm aumentando gradativamente e a passos largos. A matemática é simples, basta observar a expansão urbana desordenada, trazendo consigo o aumento populacional e com isso a demanda por mais água potável. Em contrapartida os nossos rios já poluídos, assoreados são obrigados a absorver mais esgotos, mais lixos que são despejados diariamente em seus leitos.

Outras técnicas que contribuem para a diminuição dos recursos hídricos são usadas impiedosamente, podendo citar como exemplo o desmatamento e as queimadas. Como saldo, mais assoreamento, mais poluição e o pior, “diminuição das águas”.

Quando mencionamos a necessidade de um ambiente ecologicamente equilibrado, ninguém seria hipócrita de entender que um produtor rural teria que manter sua propriedade na totalidade coberta por matas, até porque é o meio de buscar seu sustento, através das atividades desenvolvidas principalmente na agricultura e pecuária, produzindo a maioria dos produtos necessários a sustentabilidade e geração de empregos.

“Segundo a Organização das Nações Unidas – ONU, cerca de 1,8 bilhão de pessoas no mundo usam fontes de água contaminadas por fezes para beber, e, a cada ano, 842 mil mortes são relacionadas a falta de saneamento básico e higiene, bem como ao consumo de água imprópria.”

Na verdade o que se busca é o equilíbrio através do consenso, pois a mãe natureza embora benevolente, cobra e dá sua resposta. Dentro de um contexto geral não podemos conformar e achar que as coisas vão acontecer favoravelmente sem ações e atitudes verdadeiras vindas de todos os segmentos da sociedade. E essa mudança só será possível através de campanhas educativas com ações de intervenção ambiental, começando pela despoluição em massa dos cursos de água, investindo no tratamento dos esgotos, dos resíduos sólidos, eliminar as queimadas e cuidar especialmente das nascentes.

“É dever de todos cuidar do meio ambiente.”

Valter Ferreira de Andrade

Técnico em Saneamento Ambiental / FUNASA

Esta matéria foi visualizada2.265 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *