O OUTUBRO ACABOU, MAS O CUIDADO COM O CÂNCER DE MAMA DEVE SER CONSTANTE – Por Greice Bellize

greice
Greice Bellize é Enfermeira do Município de Conselheiro Pena

O mês de outubro acabou. Mas a luta contra o câncer de mama deve ser constante. O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa foi comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.
Para o Brasil são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama a cada ano. Este é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele.
É muito importante que as mulheres, uma vez por mês, façam o autoexame da mama. O autoexame é uma medida importante para identificar nódulos de um possível câncer de mama. Esse procedimento é preventivo e deve ser realizado todos os meses, sempre após o período menstrual.
É essencial estar atenta a alterações como retração da pele ou do mamilo, inchaços, assimetria, avermelhamento, secreção com sangue e gânglios que surgem nas axilas, crescentes ou não.
Todo o câncer de mama é tratável, porém nem todos são curáveis. É preciso identificar a fase em que o tumor foi diagnosticado, para encontrar os melhores procedimentos para tratar a paciente.
Os profissionais e as novas tecnologias são capazes de orientar, prevenir e identificar os casos de câncer, no entanto o cuidado com a própria saúde depende de cada um. CUIDE-SE!

Esta matéria foi visualizada1.584 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *