Redução labial é a nova tendência da beleza. Você faria isso? – Por Dra. Fátima Zambon

dra.  Maria de Fátima Zambom Souza - Cirurgiã Dentista - Especialista em Odontopediatria
dra. Maria de Fátima Zambon Souza – Cirurgiã Dentista – Especialista em Odontopediatria

Atualmente ainda é muito comum vermos celebridades e mulheres buscando o AUMENTO dos lábios para ficarem com uma aparência mais sexy com lábios mais grossos. E essa moda vem crescendo cada vez mais aqui no Brasil, não só na medicina, como também na odontologia.
Hoje em dia, cirurgiões-dentistas podem e já realizam o preenchimento labial com ácido hialurônico em seus pacientes para fins estéticos.
Mas enquanto por aqui a demanda por lábios cada vez mais destacados e maiores está altíssima, em países asiáticos a moda agora é REDUZIR o tamanho dos lábios.
Esta tendência tornou-se muito popular nesses países. E de acordo com a sociedade americana de cirurgiões plásticos houve um aumento de 60% nas busca por cirurgias como essa, também nos Estados Unidos.
A técnica cirúrgica consiste basicamente na ressecção de uma faixa de mucosa na face interna dos lábios inferiores ou superiores, dependendo da indicação. E, em seguida, o lábio é suturado com pontos para formar uma nova linha que vai dar um novo contorno labial.
Este procedimento pode ser realizado com anestesia local, com ou sem sedação, sendo que o paciente pode receber alta no mesmo dia do procedimento. Algumas orientações são passadas com relação a dieta que deverá ser líquida e pastosa, além de compressas geladas locais para uma recuperação pós operatória adequada. O uso de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios, assim como antibióticos também são prescritos.
Em geral, o lábio ficará inchado por alguns dias, mas pode-se retornar as atividades habituais após 3 dias. A realização de atividades físicas deve ser evitada por algumas semanas para se evitar algum sangramento ou edema excessivo local, o que poderia comprometer o resultado. Os pontos devem ser deixados por uma semana, para dissolverem sozinhos ou serem removidos manualmente entre 7 a 14 dias de cicatrização.
A nova febre asiática nos mostra e reforça a ideia de que o conceito de beleza não é universal, não existe padrão e não é permanente.

Esta matéria foi visualizada1.364 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *