4 CRIANÇAS DE CUPARAQUE ESTÃO SEPARADAS DOS PAIS NOS ESTADOS UNIDOS

Pelo menos quatro crianças da cidade de Cuparaque estão entre os 49 brasileiros separados dos pais imigrantes pelas autoridades de fronteira dos Estados Unidos.  O município com cerca de 4.500 habitantes, vive um drama com a situação.

Nas últimas semanas, mais de 2,3 mil meninos e meninas foram tirados de suas famílias sob uma nova política de “tolerância zero” do governo do presidente Donald Trump, por meio da qual as pessoas que entram no país norte-americano ilegalmente enfrentam processos. O governo diz que agora vai procurar deter famílias imigrantes. Em Cuparaque, o assunto domina as rodas de conversas. Pelo menos duas famílias da cidade estariam envolvidas. Numa delas, a mãe está separada de seus três filhos. O pai está em Cuparaque. Segundo informações de moradores, parte da família viajou para os Estados Unidos para tentar resolver a situação. Expectativa também é grande para o avô de um menino de 9 anos, cuja filha foi detida e separada do garoto.Os parentes, preferiram não falar, por medo de retaliação.

O Itamaraty informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o número de crianças brasileiras detidas foi atualizado na sexta-feira e que não divulga de quais estados elas são. Os consulados de Los Angeles e Houston visitaram abrigos em suas jurisdições. Uma mãe concedeu uma procuração para que um parente que mora nos Estados Unidos tenha a guarda de seus três filhos, detidos em Tucson, no estado do Arizona. A expectativa era de que eles fossem liberados até hoje. O Itamaraty não confirmou se se tratam dos mineiros de Cuparaque. O Ministério das Relações Exteriores disse apenas que vê com otimismo o resultado e considera que a decisão mostra flexibilidade das autoridades locais. Acrescentou que continua acompanhando de perto a questão.

Esta matéria foi visualizada8.718 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *