COVID-19: QUANDO UM PACIENTE É CONSIDERADO RECUPERADO DA DOENÇA?

Entenda os protocolos definidos pela Organização Mundial de Saúde e seguidos pela Secretaria de Saúde de Governador Valadares

Informações colhidas pelo Diário do Rio Doce na Prefeitura de Governador Valadares para esclarecer quais são os protocolos adotados pela Secretaria Municipal de Saúde para confirmar a recuperação. A seguir, confira as respostas dadas pela Prefeitura:

Que critérios são adotados para determinar que uma pessoa está recuperada da Covid-19?

É considerado recuperado de Covid-19 um paciente confirmado que passou de 14 dias da data de início dos sintomas ou que recebeu alta médica de internação. Este é o tempo que a OMS estima para a recuperação desse paciente, e se refere ao tempo que, normalmente, o vírus permanece no organismo e que é passível de transmissão.

Por que se fala em casos recuperados, e não curados?

O Ministério da Saúde sugere colocar recuperados e não curados porque não há confirmação científica de que o caso confirmado teria adquirido imunidade e não teria nenhum agravo futuro relacionado a essa infecção.

A vigilância permanece com algum tipo de acompanhamento desses pacientes, depois que eles são considerados recuperados da Covid-19?

Quando são considerados recuperados, eles deixam de ser monitorados. Porém, são orientados a entrar em contato com a epidemiologia, através do telefone de plantão, na ocorrência de retorno dos sintomas. No caso desse paciente possuir algum familiar sintomático ou internado, ainda é mantido o contato, mesmo que tenha sido considerado recuperado.

Os casos considerados recuperados são apenas os que foram confirmados por exame?

Sim, são considerados recuperados apenas os pacientes confirmados para a Covid-19, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.

fonte: drd.com.br

Esta matéria foi visualizada756 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *