PREOCUPADOS COM CORONAVÍRUS, POPULAÇÃO NÃO PODE ESQUECER DA CHIKUNGUNYA E DENGUE – 522 CASOS EM CONSELHEIRO PENA

A população está concentrando esforços no combate ao coronavírus, mas não pode se esquecer dos cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite a Dengue, a Chikungunya e a Zika. Conforme o Boletim Epidemiológico de Monitoramento da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG), neste primeiro quadrimestre houve um espantoso aumento dos casos de Chikungunya, uma doença incapacitante e perigosa.

Conselheiro Pena tem registrados altos índices da doença e cidades como Governador Valadares, ja tratam o caso como surto também.

Fique atento : o mosquito é o mesmo, e precisa que cada pessoa faça sua parte, não deixando água parada, limpando os quintais. E todos devem se unir, pois o mosquito voa longe e pode contaminar pessoas a grande distância.

SES-MG passa a divulgar também os casos confirmados de dengue, chikungunya e Zika. Até 11/05, Minas Gerais registrou 18.525 casos prováveis (casos notificados exceto os descartados) de dengue. Desse total, 7.386 casos foram confirmados para a doença. Foi confirmado 1 óbito por dengue em Minas Gerais até o momento.

Em relação à Febre Chikungunya, foram registrados 3.719 casos prováveis da doença e, desse total, 2.818 casos foram confirmados. Não foram confirmados óbitos por chikungunya em Minas Gerais até o momento.

Já em relação à Zika, foram registrados 89 casos prováveis e, desse total, 16 confirmados. Não foram confirmados óbitos por zika em Minas Gerais até o momento.

Dengue

No Brasil, a dengue foi identificada pela primeira vez em 1986. A principal forma de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti. Há registros de transmissão vertical (gestante – bebê) e por transfusão de sangue. A infecção por dengue pode ser assintomática, leve ou causar doença grave, levando à morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele.

Chikungunya

A Febre Chikungunya é uma doença transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. Os principais sintomas são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Os sintomas iniciam entre dois e doze dias após a picada do mosquito. Cerca de 30% dos casos não apresentam sintomas.

Zika

O Zika foi identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos.

Cuidados

Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde. As ações de controle ocorrem, principalmente, na esfera municipal. Quando o foco do mosquito é detectado, e não pode ser eliminado pelos moradores de um determinado local, a Secretaria Municipal de Saúde deve ser acionada.

E a população pode ajudar ao combater os focos do mosquito. O que fazer:

  • Tampar os tonéis e caixas d’água.
  • Manter as calhas sempre limpas.
  • Deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo.
  • Manter lixeiras bem tampadas.
  • Deixar ralos limpos e com aplicação de tela.
  • Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia.
  • Limpar com escova ou bucha os potes de água para animais.
  • Retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Fonte: SES-MG. Foto: Pixabay.

Esta matéria foi visualizada1.155 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *