USINA HIDRELÉTRICA DE AIMORÉS TESTARÁ SIRENES NO PRÓXIMO DIA 21

Ação preventiva acontece no dia 21 de setembro e moradores não precisarão se deslocar

Os moradores das cidades de Aimorés, em Minas Gerais, e de Baixo Guandu, no Espírito Santo, devem ouvir no dia 21 de setembro, os testes das sirenes instaladas nessas regiões.

Trata-se de uma ação preventiva relacionada ao Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina Hidrelétrica de Aimorés, pertencente à Aliança Energia, localizada na Bacia do Rio Doce.

Segundo o coordenador da Usina Hidrelétrica de Aimorés, Adilison Melo, o objetivo é tornar essa ação uma rotina, ao ponto de a comunidade conseguir reconhecer o sinal de alerta. Neste ano não haverá simulação de evacuação e, por isso, é muito importante destacar que a população não precisará se deslocar para algum ponto de encontro para não causar aglomeração. “Os testes das sirenes são uma ação preventiva prevista no PAE e que devemos realizar regularmente”, ressalta.

Ainda de acordo com Adilison, a Usina está classificada como de baixo risco e as estruturas atendem plenamente aos fatores de segurança, conforme Relatório da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

A cidade de Aimorés conta com 14 sirenes e a de Baixo Guandu com 9. Representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e da equipe da Aliança Energia compõem o grupo de trabalho que tem uma rotina de acompanhamento e estarão juntos monitorando mais essa ação preventiva.

Plano de Ação de Emergência (PAE)

O PAE atende a Política Nacional de Segurança de Barragem e Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. Consiste em um documento com as diretrizes de como a Aliança Energia deve agir em uma situação de emergência com a barragem da Usina de Aimorés, bem como devem acontecer as interações com os órgãos de Proteção e Defesa Civil. Os municípios localizados abaixo das barragens já possuem um sistema de alerta e de prevenção para que a população seja avisada de forma eficaz no caso de alguma intercorrência.

Desde 2019, anualmente, as sirenes que compõem o sistema de alerta são testadas e a comunidade é orientada através de campanhas e ações de comunicação sobre como proceder.

Usina de Aimorés

A Usina Hidrelétrica de Aimorés, que pertence à Aliança Energia, está localizada na Bacia do Rio Doce e abrange quatro municípios: Baixo Guandu (ES), Aimorés, Itueta e Resplendor (MG). Inaugurada em 5 de maio de 2006, a UHE tem potencial de geração de 330 MW, o suficiente para abastecer uma cidade com 1 milhão de pessoas. ( FONTE: assessoria de comunicação )

Esta matéria foi visualizada1.319 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *