LABORATÓRIO SÃO JOSÉ RECEBE PELO DÉCIMO ANO CONSECUTIVO, CERTIFICADO DE EXCELÊNCIA LABORATORIAL

Conselheiro Pena – O Laboratório de Análises Clínicas São José, de Conselheiro Pena, recebeu pelo décimo ano consecutivo o Certificado de Excelência Laboratorial, na categoria Ouro.

O certifico foi oferecido pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade, patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – SBAC, e coloca o Laboratório São Jose no topo de confiabilidade no Ensaio de Proficiência contratado.

Desde o surgimento do Laboratório, seus diretores e colaboradores tem a qualidade como maior prioridade, tanto para produzir laudos confiáveis, como para disponibilizar aos pacientes tratamento humano e de excelência.

Este Certificado mostra que todo o trabalho em busca de oferecer o melhor serviço em exames laboratoriais tem sido atingido com sucesso, e que os laudos do Laboratório São José são de alta confiabilidade.

O PNCQ é o Programa Nacional de Controle de Qualidade, que garante aos laboratórios integrantes um certificado de que seus procedimentos e conduta profissional estão dentro do mais alto padrão de qualidade, nacional e internacional.

O PNCQ foi pioneiro no Brasil no quesito de certificação de laboratórios, elevando a qualidade dos serviços prestados e conferindo aos integrantes uma confiabilidade muito maior dos resultados de seus laudos.

Conheça nesse artigo um pouco mais sobre o Certificado PNCQ e porque é importante buscar laboratórios devidamente condecorados para realizar seus exames.

Controle externo e interno com PNQC

A principal característica de um exame é a confiabilidade do seu resultado, e para isso, é importante que todo processo, desde a coleta, sejam feitos da forma mais adequada. Por isso, o PNCQ tem procedimentos de controle específicos para garantir que todas as etapas do processo estejam de acordo com o padrão internacional de qualidade.

  • Pro Ex: O objetivo do programa é realizar a avaliação externa da qualidade e a proficiência da equipe, o que proporciona um constante aprimoramento de todos os participantes. Isso garante a credibilidade dos laudos e confere ao laboratório maior autoridade junto a seus pares.

O PNCQ possui um laboratório próprio, onde realiza todos os testes para avaliar e validar a qualidade de seus integrantes, para que assim todos os laboratórios que recebam o certificado PNCQ estejam adequados ao padrão de qualidade do mais alto nível.

Por último, as amostras controles também passam por outros 10 laboratórios referências do PNCQ para que se chegue a um consenso na avaliação final do participante.

  • Pro In: Com a parceira dos laboratórios com PNCQ é possível que sejam realizados testes internos de qualidade, para que o laboratório tenha sempre um controle preciso dos seus processos e possa aprimora-los. O PNCQ oferece ao seus participantes um amplo catálogo de amostras para que possam realizar por conta, os mais variados testes de controle de qualidade.
  • Outros serviços: O Certificado PNCQ também confere ao laboratório participante, acesso a equipe multidisciplinar do programa, para auxiliar no controle externo e interno, e ainda acompanha em tempo real os resultados com o software de ponta do PNCQ, que também disponibiliza relatórios detalhados com os pontos de melhora a serem implementados.

O laboratório participante, só recebe o certificado PNCQ após todos os procedimentos de qualidade serem avaliados e validados, assim fazendo com que os integrantes do programa sejam por si só, referência de prestação de serviços laboratoriais de excelência.

 

Esta matéria foi visualizada451 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *