INFORMATIVO SAAE DE CONSELHEIRO PENA – SAAE conhece modelo de destinação final de lixo em Roncador-PR

No dia 17 de setembro, representantes do município de Conselheiro Pena, estiveram presentes na cidade de Roncador, no Estado do Paraná para conhecer uma nova concepção de destinação final dos resíduos sólidos urbanos (LIXO).
A concepção apresentada na oportunidade, definida como “Planta Piloto de Termomagnetização de Resíduos Sólidos Urbanos”, consiste numa usina de decomposição composta de três unidades, que tem como finalidade processar toda massa de lixo, tendo como resultado final a transformação dos resíduos em cinzas.
Na primeira unidade, denominada “câmara de decomposição”, onde o lixo é confinado e transformado em cinzas através do processo de Termomagnetização.
Na segunda unidade, denominada “câmara de lavagem”, onde os gases provenientes câmara de decomposição passam por um processo de lavagem tornando-os menos agressivo ao meio ambiente.
Por fim, a terceira unidade, denominada “filtro de gases”, é onde os gases oriundos da câmara de lavagem passam por uma rigorosa filtragem de carvão ativado e posteriormente são liberados por uma chaminé sem riscos ao meio ambiente.
É bom lembrar que os idealizadores do projeto montaram um sistema demonstrando todo cuidado com a preservação ambiental, e não apenas com preocupação em decompor os resíduos, mas também agregar ao projeto a reciclagem de materiais, através de associação de catadores com a finalidade específica de aumentar a eficiência da usina e também a geração de empregos.
Outro fator importante que a nova tecnologia apresenta é o tamanho da área necessária para sua instalação, que é infinitamente inferior em relação a uma área necessária para destinação do lixo em Aterro Sanitário.
Vale ressaltar que o lixo urbano ainda é um grande desafio para a maioria dos municípios brasileiros, haja visto que os lixões a céu aberto ainda são predominantes em nosso país. Entendemos que buscar outras alternativas como forma de mudar a página atual se faz necessário. Fica a torcida para que essas novas tecnologias tragam solução, desenvolvimento e consequentemente qualidade de vida para as populações.
O Município de Conselheiro agradece a “SOLUÇÕES LOGÍSTICAS E AMBIENTAIS S/A” e seus diretores, Fernando Santos Leite e Alex Sandro Cardoso pelo convite.

Esta matéria foi visualizada1.243 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *