FÉRIAS ESCOLARES EXIGEM ATENÇÃO COM A SAÚDE BUCAL – Por Dra. Fátima Zambon*

Ocasião tão aguardada pelas crianças, o período de férias de verão é sinônimo de ausência de horários certos para dormir e acordar, além de tempo de muitas brincadeiras, passeios, viagens e atividades físicas. No entanto, para os pais, fica a preocupação de como evitar que essa euforia atrapalhe a manutenção da saúde bucal dos filhos.

Mesmo com a quebra da rotina, é preciso manter a atenção com os cuidados bucais dos pequenos. Nesse período, os alimentos doces e gordurosos ficam mais acessíveis, seja dentro de casa, seja durante o passeio. Por conta disso, é imprescindível prestar mais atenção na hora em que as crianças escovam os dentes, principalmente no período noturno.

Fio dental e alimentação

Ela ainda destaca que a limpeza da boca não é resolvida apenas pela escovação dental, mas também com o uso diário do fio dental com orientação direta dos responsáveis pela criança. Vale frisar que não é preciso proibir a ingestão de doces e alimentos gordurosos, mas sim limitar esse consumo e também introduzir mais frutas e verduras na alimentação, pois essas atuam como ‘raspadores’, auxiliando na limpeza dos dentes.

Kit de higiene bucal e visita ao dentista

Por conta dos passeios realizados no período e que podem durar um dia inteiro, a orientação é levar um kit de higiene bucal na bolsa para que a escovação possa ser feita mesmo fora de casa. A outra dica importante é aproveitar o tempo de folga para agendar uma consulta ao dentista e realizar um check-up completo, evitando assim possíveis complicações antes da volta às atividades cotidianas. Não espere a criança sentir algum problema para leva-la ao dentista.

Por fim, é importante que todos os cuidados sejam mantidos não só nas férias, como o ano inteiro. Seja nas férias ou durante o período de aulas é importante sempre manter a higiene bucal em dia para ter dentes e gengiva saudáveis.

* Cirurgiã Dentista – Especialista em Odontopediatria

** o texto é de inteira responsabilidade da autora e não representa necessariamente a opinião do site

Esta matéria foi visualizada543 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *