O DESAFIO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL – Por Maria Alves*

O cenário nacional em relação ao consumo alimentar. Os dados sobre consumo alimentar no Brasil são bem abrangentes, pois têm sido realizadas várias pesquisas de âmbito nacional que retratam a alimentação do brasileiro. Alimentos como doces, refrigerantes, pizzas e salgados fritos e assados são considerados menos saudáveis, pois sua ingestão leva a um grande consumo calórico. Além disso, esses alimentos apresentam baixo teor de vitaminas e minerais necessários como cálcio, ferro e outros. Por outro lado, o consumo de frutas e verduras, alimentos protetores para doenças, tem baixo consumo.
Um aspecto muito negativo da alimentação no Brasil é o alto consumo de açúcar e sal. A população esta com ingestão de sódio acima do nível seguro. Os alimentos com a maior concentração de sódio são as carnes salgadas e as processadas – presuntos, salames, salsicha, mortadela etc.
Vem ai o carnaval onde as pessoas se alimentam de maneira mais irregular ainda devido esse período de festa, carregando seu organismo com alta quantidade de sódio, gordura trans, açúcares e outros como, os conservantes encontrados nos alimentos industrializados para a conservação dos mesmos. Podemos amenizar a deficiência de vitaminas minerais e fibras e ajudar o fígado e ris para uma melhor excreção dessa sobrecarga alimentar prejudicial à saúde. Dica procure tomar mais liquido como água sucos naturais, água de coco.
RECEITINHA
– 1COPO 200 ML ÁGUA DE COCO
– 1 UMA FOLHA DE COUVE
– ½ COLHER SE SOPA DE GENGIBRE
– 1 LIMÃO
Bata tudo no liquidificador e se possível não coar. Tomar de preferencia em jejum pela manha.
Já dizia Sócrates. Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio.

  • Nutricionista
  • ** o texto é de inteira responsabilidade da autora e não representa necessariamente a opinião do site
Esta matéria foi visualizada822 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *