O QUE É A DOENÇA DO CARRAPATO ? Por Dra. Isadora Vieira *

A erliquiose é uma das principais doenças infecto-contagiosas, também conhecida como Doença do carrapato, é causada principalmente pela Erlichia canis. A transmissão se dá pela picada do carrapato canino marrom comum (Rhipicephalus sanguineus).
Após a picada pelo carrapato infectado, os sinais clínicos são variáveis, e os proprietários mais desatentos podem não perceber o início da doença. A Erlichia se replica pelas células de defesa do organismo localizadas em linfonodos, baço e medula óssea, resultando em aumento de volume desses órgãos. Pode ocorrer também destruição de hemácias e plaquetas, o que causa anemia e trombocitopenia (queda de plaquetas).
Os sinais clínicos mais comuns são: febre, perda de apetite, dispnéia (falta de ar), manchas avermelhadas na pele, vômitos, diarreias, secreção óculo-nasal, emagrecimento, dor em articulações e depressão.
O diagnóstico é feito tanto através dos sinais clínicos, como pelas alterações laboratoriais provocadas pela doença no hemograma, sendo a anemia e a trombocitopenia as mais evidentes, e através de testes rápidos, feitos dentro do consultório, que fazem a detecção dos anticorpos (IgM e IgG) anti-Ehrlichia canis em amostras de sangue.
Apesar da severidade que a enfermidade pode alcançar, existe tratamento, e ele pode ser feito somente pelo Médico Veterinário.
A prevenção da doença tem um caráter de suma importância, devido a inexistência de vacinas. A profilaxia baseia-se no controle dos carrapatos tanto no animal quanto no ambiente.
Se seu pet apresenta algum desses sinais, entre em contato conosco e agende uma consulta.
Celular: (33) 99910-5522
Instagram: @vetmaiscp

  • *Médica Veterinária – VetMais
  • ** o texto é de inteira responsabilidade da autora e não representa necessariamente a opinião do site
Esta matéria foi visualizada748 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *